Topo

Rodrigo Mattos

São Paulo acorda e desbanca Corinthians. Juiz atrapalha o clássico

rodrigomattos

22/04/2015 23h51

Sim, o árbitro Sandro Meira Ricci é péssimo, estragou boa parte do clássico e prejudicou o Corinthians. Mas isso não tira os méritos do São Paulo de, enfim, ter acordado na Libertadores para bater o rival no jogo decisivo por sua vaga. A superioridade tricolor era visível antes mesmo da expulsão de Emerson Sheik.

O que se viu no início da partida era uma intensidade não apresentada pelo São Paulo na competição sul-americana. Marcava forte no campo rival, saía com velocidade pelos dois lados, tinha presença em todas as partes do campo. Tanto que  poderia ter feito um gol cedo. Não fez.

Então, o árbitro Sandro Meira Ricci começou a cometer erros. Em um lance infantil de Emerson, que deu uma rasteira leve em Rafael Tolói, ele expulsou o corintiano. Não há dúvidas que ajudou os são-paulinos. E pouco depois saiu o gol de Luis Fabiano.

Só que, lembre-se, o São Paulo não foi capaz de vencer o rival em outro clássico pelo Paulista mesmo com um a mais. Desta vez, no entanto, o time estava aceso. Era a noite da virada, daquelas em que tudo que dava errado, dá certo. Michel Bastos chutou de longe e Cássio aceitou.

O gol tirava do Corinthians a condição de melhor brasileiro na primeira fase, posto que passou a ser ocupado pelo Inter. Mas isso era um presente, de uma certa forma, porque o time fugia do Atlético-MG e caía de frente de um Guaraní do Paraguai, bem mais fraco.

Era esse o cenário para o segundo tempo. Não houve acomodação por parte dos corintianos, mas lhes faltavam recursos para reagir.

Ainda mais quando Sandro Meira Ricci fez sua segunda lambança: expulsou Luis Fabiano e Mendoza quando eles se atracaram. O centroavante são-paulino, que já tinha um cartão por reclamação, levava o segundo amarelo por simulação, ok. Mas a saída do alvinegro era exagerada, de novo, visto que apenas virou o braço. Cabia só advertência.

Em resumo, o jogo poderia ser melhor não tivesse o árbitro interferido tanto, mas não dá para tirar o sorriso do rosto dos são-paulinos já que o time ressurge após um início vacilante. De uma certa forma, o Corinthians sai com o consolo de fugir do confronto mais forte, e ter um caminho mais fácil.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.