Topo

Rodrigo Mattos

Times brasileiros têm salto na Libertadores-2015 e superam argentinos

rodrigomattos

23/04/2015 06h00

Ao final da primeira fase, os times brasileiros apresentaram um desempenho bem superior na Libertadores-2015 em relação à edição de 2014. Na média, as equipes nacionais superaram as argentinas em número de pontos obtidos. Lembre-se: será nos mata-matas que o torneio será decidido, e isso pode não valer nada.

Neste ano, o Brasil conseguiu 64,6% dos pontos, com a classificação de todas as cinco equipes. Em 2014, foram apenas 54,6% pontos obtidos, com três das seis agremiações eliminadas. Corinthians, Internacional e Cruzeiro terminaram nos primeiros lugares de seus grupos neste ano.

Em comparação, os seis times argentinos tiveram uma média de 56,5% dos pontos. Foram desclassificados Huracán e San Lorenzo, atual campeão. No ano passado, a Argentina teve média um pouco superior de 56,7%, isto é, levou vantagem sobre o Brasil.

Agora, claro, esses números são coletivos. O Boca Juniors foi a melhor equipe da primeira fase de 2015, com 18 pontos. Ou seja, posiciona-se como um dos favoritos para a conquista como o Rancing, primeiro do seu grupo. Já aconteceu em outras edições de brasileiros terem maus desempenhos em conjunto, e uma equipe sair campeã.

Na última Libertadores, aliás, o rendimento nacional ruim na primeira fase se estendeu aos mata-matas: todas as agremiações foram eliminadas antes das semifinais. Agora, com dois confrontos entre equipes nacionais nas oitavas-de-final, só pode haver três brasileiros nas quartas-de-final.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.