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Rodrigo Mattos

CBF quer público diferente com jogo às 11 horas para promover Brasileiro

rodrigomattos

02/05/2015 06h00

Ernesto Rodrigues/Folhapress

Torcida do Palmeiras se torna exemplo para jogo às 11 horas

Torcida do Palmeiras se torna exemplo para jogo às 11 horas

O objetivo da CBF ao testar jogos do Brasileiro às 11 horas é atingir um público diferente do habitual nos estádios de futebol. A expectativa da entidade é de que famílias terão oportunidade de ir com mais frequência nas arenas neste horário. É uma das iniciativas da confederação para promover o campeonato, o que nunca era feito anteriormente.

A ideia surgiu com as partidas transferidas do Paulista para a manhã por conta de manifestações contra o governo. O jogo do Palmeiras pelas quartas-de-final do Estadual, com sucesso de público, chamou a atenção da entidade que decidiu levar a experiência para o campeonato nacional.

Foi marcado um jogo por rodada, mas a intenção é analisar o sucesso do empreendimento após algumas partidas. Se der certo e o público comprar a ideia, continua. Em caso contrário, pode ser abortado.

Há ressalvas técnicas. Jogos no Nordeste, que continua quente mesmo no inverno durante esse horário, serão evitados. Mas técnicos da CBF reconhecem que é possível que, em algum momento, o calor ou a falta de umidade afete uma rodada pois não dá para controlar todos os jogos.

Outras inovações foram discutidas e estudadas em duas reuniões durante a semana com técnicos, e representantes de clubes. É certo que a entidade vai tomar medidas para promover o marketing do Brasileiro de forma mais intensa, procurando um modelo similar a competições europeias como a Liga dos Campeões. Só que será um processo tropicalizado.

As regras de ocupação do gramado vão se tornar mais restritivas, em processo já iniciado no ano passado. Além disso, haverá representantes de clubes responsáveis pelo matchday (dia do jogo) que pensem toda a operação da partida, exatamente como acontece na UEFA (Federação Europeia).

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.