Topo

Rodrigo Mattos

CBF diz que clubes entendem desfalques por seleção e promete compensação

rodrigomattos

05/05/2015 14h18

Elias será o desfalque do Corinthians por causa da seleção

Elias será o desfalque do Corinthians por causa da seleção

A convocação da seleção brasileira para a Copa América tira quatro jogadores (Robinho, Elias, Marcelo Grohe e Jefferson) de sete rodadas do Brasileiro. A comissão técnica da CBF conversou com os treinadores prejudicados e diz que eles entendem o problema. E prometeu uma compensação ao poupar atletas em momentos decisivos.

Lembre-se: o problema é gerado pelo calendário da própria confederação que não para suas competições quando há campeonatos de seleções.  Na Europa, a final da Liga dos Campeões acabará antes da Copa América e, como está no cronograma Fifa, será a confederação que terá de esperar por seus atletas.

"Conversamos com os técnicos dos clubes no congresso técnico e eles entenderam", contou ao blog o coordenador da seleção, Gilmar Rinaldi. Segundo o dirigente, não houve nenhuma limitação para o técnico Dunga chamar atletas de times brasileiros. Só houve um de cada equipe por acaso.

Mais à frente, no entanto, a CBF vai tentar evitar prejudicar os clubes nacionais em fases decisivas dos campeonatos. Uma medida similar a que ocorreu no final do ano passado quando foram evitadas convocações dos times nacionais em jogos importantes no final do ano.

"Explicamos que, como aconteceu no ano passado, vai haver uma compreensão em relação ao momento do clube", afirmou Rinaldi. A questão é que, no Brasileiro de pontos corridos, todas as 38 rodadas são importantes.

Em resumo, a seleção se adapta ao calendário europeu porque ele é obrigatório e previsto pela Fifa. Mas os clubes brasileiros têm que se adaptar às necessidades do time do técnico Dunga.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.