Topo

Rodrigo Mattos

Alemanha cai aos pés de Messi dez meses depois da Copa

rodrigomattos

06/05/2015 17h49

Quando acabou a final da Copa-2014 no Maracanã, era a vitória do futebol coletivo (e brilhante) alemão contra o time argentino liderado pelo melhor jogador do mundo. Pois, dez meses depois do Mundial, Messi colocou o futebol germânico literalmente aos seus pés.

Seus dois gols definiram a vitória do Barcelona sobre o Bayern de Munique na primeira semifinal da Liga dos Campeões. No segundo dos tentos, em imagem simbólica, ele driblou o zagueiro Boateng e o deixou caído na área tal foi a entortada.

Quando Messei decidiu jogar bola, ou melhor toda a bola que é capaz, o jogo era de poucos lances emocionantes, com o Bayern contendo o time espanhol. Os alemães tinham vivido seus maiores perigos na primeira etapa: Neuer, um gênio fora e nas traves, teve de parar Daniel Alves, Neymar e Suárez, a sua frente. Até que Guardiola consertasse a defesa com gestos.

Mas não há quem contenha Messi. Ao receber a bola na entrada da área após bela jogada de Daniel Alves, ele chutou no canto e superou o goleiro que parou a Argentina em 2014.  Após a sua entortada sobre Boateng, zagueiro da Copa, foi a vez de Neymar, calmo como se estivesse em uma pelada mirim em Santos, entrar na cara do gol e fechar o placar.

É certo que Guardiola, hoje técnico do Bayern, inventou um certo jeito de jogar quando dirigia o Barcelona, com posse de bola, jogadas envolventes e um amor pelo que se convencionou chamar de futebol bonito. Méritos que tenha levado esse estilo para Alemanha tanto que o Bayern teve 52% do domínio da bola.

Mas, como já disse Muricy Ramalho certa vez, um técnico é responsável por 20% do que acontece em campo. O problema para Guardiola é que os outros 80% estão nos pés de jogadores como Messi.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.