Topo

Rodrigo Mattos

CBF quer criar padrão de qualidade para campos do Brasileiro

rodrigomattos

10/05/2015 06h00

Danilo Verpa/Folhapress

Arena Corinthians tem um dos melhores gramados do país

Arena Corinthians tem um dos melhores gramados do país

Iniciado neste final de semana, o Brasileiro da Série A costuma ter reclamações recorrentes em relação aos campos utilizados nos jogos. A CBF reconheceu o problema e pretende criar um padrão de qualidade para os gramados.

"Está em estudo um projeto para aumentar a qualidade do gramado. O palco do jogo é muito importante. A ideia é botar isso até o final do ano. Ainda vamos ver como vai funcionar, mas precisamos olhar para o gramado", contou o diretor do departamento de competições da confederação, Manoel Flores.

Uma das ideias é padronizar as medidas dos campos que passariam a ser todas de 105m x 68m, as usadas na Copa do Mundo pela Fifa. Estádios como o Maracanã, a Arena Corinthians e o Mineirão já têm esse tamanho por terem sido palcos do Mundial.

A qualidade da grama também será analisada, assim como haverá medições de traves, grandes áreas, e outras linhas do campo. É comum observar distorções entre os gramados brasileiros nestes itens.

A iniciativa faz parte das medidas que a confederação têm implementado para incrementar o Nacional. Entre elas, está a marcação de jogos às 11 horas, restrições no número de pessoas em campo, e ações promocionais. Todas essas iniciativas mostram que a entidade acordou para a necessidade de ser mais atuante para melhorar o Brasileiro.

A CBF, no entanto, ainda não tem nenhuma perspectiva de resolver o principal problema do campeonato que é o excesso de jogos em pouco tempo provocado pelo calendário apertado. Há partidas com pouco descanso no final da temporada, e os clubes têm que conviver com desfalques em várias ocasiões por causa da coincidência com confrontos da seleção brasileira.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.