Topo

Rodrigo Mattos

Times cariocas têm pior largada no Brasileiro em 10 anos

rodrigomattos

18/05/2015 14h40

Os clubes do Rio de Janeiro têm até agora o pior início de Brasileiro em dez anos. Juntos, Flamengo, Fluminense e Vasco obtiveram uma vitória, três empates e duas derrotas, o que lhes rendeu um terço (33,3%) dos pontos possíveis.

Apenas na Série A de 2004 houve um desempenho pior dos cariocas nas duas primeiras rodadas: conseguiram 20,1% dos pontos. Na época, eram quatro equipes do Estado no Nacional – em 2015, o Botafogo disputa a Série B.

Até agora, o Vasco não marcou nenhum gol, nem sofreu, com duas partidas zeradas. O Fluminense conseguiu a vitória solitária diante do Joinville, mas foi goleado em seguida pelo Atlético-MG. E o Flamengo sofreu para empatar em casa com o Sport, além de perder do São Paulo fora.

O rendimento fraco neste início do Brasileiro aumenta os temores de queda do nível técnico do Estado após abalos financeiros. Além do Botafogo, maior endividado na Série B, o Vasco enfrenta sérias restrições orçamentárias para montar o seu time no começo da gestão Eurico Miranda, e o Fluminense perdeu o apoio da Unimed, o que o obrigou a reduzir custos.

Quem tem recuperado as finanças é o Flamengo, embora ainda tenha uma dívida considerável. Assim, até agora sua melhoria nas contas não se refletido em campo.

Esse início claudicante do futebol carioca, é óbvio, ainda é um indicativo pois há bastante tempo para recuperação. Em 2009, os times do Estado também tinham obtido apenas 39% dos pontos nas duas primeiras rodadas, e os rubro-negros acabaram campeões. Resta saber se há chance de algo similar nesta temporada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.