Topo

Rodrigo Mattos

'Luxemburgo foi demitido por avaliação do trabalho', diz presidente do Fla

rodrigomattos

26/05/2015 12h06

Ao contrário do que afirma o técnico Vanderlei Luxemburgo, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, diz que ele foi demitido por causa da avaliação do seu trabalho e porque o time não vinha rendendo em campo. O treinador contou ter saído por conta de sua personalidade ao tentar participar de decisões do clube.

"Foi a avaliação do trabalho dele feita pelo departamento de futebol", disse o presidente do Fla ao blog. Segundo ele, o diretor Rodrigo Caetano e o departamento de futebol deram informações que levaram à conclusão de que Luxemburgo deveria cair. "Não houve fator externo. O time não está jogando o que poderia por uma série de fatores. Tenho 50 anos de arquibancada e sei como funcionam essas coisas."

Suas declarações foram dadas antes da entrevista de Luxemburgo. Questionado sobre as críticas do técnico, ele afirmou que comentaria mais tarde porque estava em reunião justamente para decidir o substituto.

De fato, o rendimento do time foi o principal fator para a queda de Luxemburgo, segundo cartolas do clube. Mas havia uma série de dirigentes que estavam irritados com as entrevistas recentes de treinador em que opinava sobre tudo na gestão do clube. E isso teve peso.

Até porque chegou a criticar a Lei de Responsabilidade Fiscal rubro-negra, projeto aprovado no Conselho Deliberativo para que não se gaste mais do que arrecade. Antes da entrevista do técnico, Bandeira evitou críticas a Luxemburgo, e disse que foi correto.

Só rechaçou que tenha sido demitido por telefone em sinal de desrespeito:  "Foi chamado para a reunião, e não quis participar. Por isso, foi feito por telefone", explicou Bandeira.

A diretoria do Flamengo já trabalha na definição do novo técnico. Segundo Bandeira, pode ser fechado em 15 minutos ou em 15 dias. Mas a intenção é agilizar. Ele não fala sobre os candidatos, mas Cristovão Borges é o candidato no clube. E Oswaldo Oliveira poderia ser uma opção caso saia do Palmeiras. Sem isso, que não parece ter avançado, o primeiro é o favorito.

Fato é que o Flamengo vai para o 7o técnico de sua gestão. "É verdade, certamente, não é o ideal. O ideal seria a longevidade como um Alex Fergunson. Mas estamos nos deparamos com uma série de fatores que levou a isso", concluiu Bandeira.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.