Topo

Rodrigo Mattos

Início do Brasileiro tem inédita ausência de times grandes do G4

rodrigomattos

01/06/2015 06h00

Após quatro rodadas, o Brasileiro não tem nenhum time grande no grupo de quatro classificados para a Libertadores, uma situação inédita no campeonato de pontos corridos neste estágio. Atlético-PR, Sport, Ponte Preta e Goiás ocupam as primeiras posições, enquanto há três equipes tradicionais, Vasco, Cruzeiro e Flamengo na zona de rebaixamento.

O leitor lembrará que foram apenas quatro jogos, o que, em geral, esta tabela não demonstra o que será a competição inteira. Sim, há tempo para diversas reviravoltas e a diferença de pontos entre o líder Furacão e o Atlético-MG é de dois pontos. Mas o cenário mostra como está nivelado este Brasileiro.

Entre os primeiros colocados, nenhum venceu o Nacional de pontos corridos, e apenas o Atlético-PR conquistou a competição em 2001. São times de tradição, mas não no mesmo patamar dos grandes. Ainda mais se pensarmos que a zona de rebaixamento tem somados 13 títulos brasileiros.

Para efeito desta análise, o blog considera como clubes grandes os quatro de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos), os quatro do Rio (Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo – na Segundona), dois do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) e dois de Minas Gerais (Atlético-MG e Cruzeiro) por conta de seu maior número de taças e tradição.

Considerados todos os Nacionais, sempre havia pelo menos dois desses times no G4 já neste estágio do Brasileiro. Não houve edição pelo menos alguma dessas equipes se classificaram à Libertadores, afinal, ganharam todos os títulos até agora.

Outro sinal de um campeonato singular é o fato de o atual campeão, Cruzeiro, estar na 19a posição. Um início ruim já aconteceu antes para um detentor de título. Em 2012, o Corinthians também só tinha um ponto, e era o lanterna. Mas é um fato raro.

Dito tudo isso, o Brasileiro é uma surpresa neste início: resta saber se voltará ao seu padrão habitual depois ou continuará neste ritmo até o final, o que parece improvável.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.