Topo

Rodrigo Mattos

Blatter sai quando a investigação dos EUA fechou cerco sobre ele

rodrigomattos

02/06/2015 16h28

Com Guilherme Costa

A renúncia de Joseph Blatter da presidência da Fifa ocorre quando a investigação dos EUA estava a um passo do dirigente máximo da entidade. Havia o uso da conta da Fifa para pagar propina, a informação de que altos cartolas da entidade aprovaram a operação, a queda de dois ex-aliados poderosos e o possível envolvimento de Jérôme Valcke, braço direito do mandatário. Esses fatos furaram a blindagem do cartolão que durava décadas.

A falta de "apoio do mundo do futebol" foi usada por Blatter para justificar sua saída. Questiomentos de jornalistas, jogadores e da UEFA já ocorriam antes da sua reeleição e durante os anos de escândalos da ISL sobre compra de votos para escolha de sedes da Copa. O que mudou foi a proximidade entre investigação da cadeira da presidência.

O espisódio chave foi a compra de votos para a eleição da África do Sul para sediar a Copa-2010. O dinheiro foi pago por meio de uma conta da Fifa, e originalmente seria destinado para fundo que seria usado para ajudar na organização do Mundial. Os beneficiados eram Chuck Blazer e Jack Warner (ex-membros do Comitê Executivo da Fifa), ambos acusados no processo nos EUA.

Em seu relato, Blazer afirmou que Warner o avisou que "altos dirigentes da Fifa", o governo da África do Sul, e o Comitê da África do Sul concordaram em pagar US$ 10 milhões para apoio à "diáspora africana", programa nunca explicado pela Fifa. Em depoimento nos EUA, o norte-americano entendeu que esse dinheiro era para comprar seu voto, de Warner e de um terceiro cartola.

O depoimento foi ratificado por uma carta publicada pelo jornal sul-africano "Sunday Times". O documento de 2008 é assinado por Molefi Oliphant, que na época era presidente da Safa (associação de futebol da África do Sul), e admite pagamento de um montante à CFU (união de futebol do Caribe, na sigla em inglês) como parte de um esquema para ratificar o país africano como sede da Copa de 2010.

Segundo um funcionário da Safa não identificado pelo diário, a intenção inicial do dinheiro era criar um fundo para desenvolvimento do futebol no Caribe. Em 2008, o dinheiro foi pago em três transferências da conta da Fifa – e depois desviado para Warner e Blazer. Foi um alto executivo da Fifa quem autorizou o pagamento. Segundo a Fifa, tratava-se de Julio Grondona (ex-vice-presidente da Fifa morto). O New York Times apontou que Valcke estava envolvido.

O depoimento de Blazer se tornará público, com todos os nomes, até a próxima quarta-feira (03). Warner foi preso nos últimos dias e deve depor em seguida. Segundo a ABC News, Blatter já estava sendo investigado pelo FBI. De acordo com o New York Times, o FBI usa acusados para pressionar quem está em cima na organização. Ou seja, o cerco da polícia estava se fechando sobre o presidente da Fifa, que foi reeleito na última sexta-feira (29).

Veja a cronologia dos fatos:

Justiça Suíça confirma detenção de seis diriegntes da Fifa por corrupção: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2015/05/27/justica-suica-confirma-detencao-de-6-dirigentes-da-fifa-por-corrupcao.htm

Blatter supera escândalo de corrupção e é reeleito presidente da Fifa: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/05/29/blatter-supera-escandalo-de-corrupcao-e-e-reeleito-presidente-da-fifa.htm

Conta da Fifa foi usada em pagamento de propina, diz investigação dos EUA: http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2015/05/28/conta-da-fifa-foi-usada-em-pagamento-de-propina-diz-investigacao-dos-eua/

Valcke movimentou propina de US$ 10 milhões pela conta da Fifa, diz NYT: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/06/01/valcke-movimentou-propina-de-us-10-mi-pela-conta-da-fifa-diz-nyt.htm

Blatter coloca cargo da Fifa à disposição e convocada nova eleição:  http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/06/02/blatter-coloca-cargo-da-fifa-a-disposicao-e-convoca-nova-eleicao.htm

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.