Topo

Rodrigo Mattos

Juiz dos EUA se refere à Fifa como organização criminosa em processo

rodrigomattos

03/06/2015 17h48

Durante depoimento de um dos ex-cartolas poderosos da Fifa, o juiz Raymond Dearie se referiu à Fifa como uma organização criminosa no processo sobre propinas pagas a dirigentes. Sua menção foi feita quando tratava das acusações feitas ao ex-membro do Comitê Executico da federação internacional, Chuck Blazer, que confessou crimes de corrupção.

Antes de o ex-cartola falar, o procurador dos EUA Evan Morris explicou que havia dez acusações contra ele e outros dirigentes da entidade. Neste momento, o juiz Dearie começa a explicar o que está na denúncia feita pelos procuradores.

"A Fifa, e seus membros e organizações constituintes. As acusações relacioanadas aos eventos são uma série de pagamentos ilícitos com um motivo ou outro. Eles identificam a Fifa e seus componentes ou suas organizações constituintes como algo que eles chamam de um empresa, um RICO (Rackeering Influenced Corrupt organization) empresa. RICO é uma denominação para -e não vamos ter uma reação exagerada para isso como tenho certeza que a maioria das pessoas tem- é uma organização para influenciar e para corrupção. Vou poupá-los da nota histórica", afirmou Dearie.

A figura jurídica Rico foi criada na legislação norte-americana para pegar dirigentes que atuam em quadrilha de forma criminosa. Foi usada para pegar a máfia.

Em seguida, o juiz Deari explicou que os dirigentes se uniram para atos de corrupção dentro da etnidade como o esquema de propina para a escolha da sede da Copa de 1998. Blazer também admitiu ter recebido dinheiro para a votação da sede de 2010.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.