Topo

Rodrigo Mattos

Odebrecht atrasa obra sete meses e afeta renda da Arena Corinthians

rodrigomattos

27/06/2015 06h00

Prevista para abril como último prazo, a conclusão da Arena Corinthians ficou para julho no novo planejamento oficial de Odebrecht. É mais um adiamento na entrega do estádio pronto que só agora obteve laudo definitivo do Corpo de Bombeiros. Isso tem afetado justamente os setores que podem gerar maior renda para o pagamento da arena.

Ao final da Copa-2014, a empreiteira prometera que até o encerramento daquele ano concluiria a adaptação do estádio. Mas houve seguidos adiamentos e a reforma continua em ritmo lento, segundo quem a acompanha.

"As obras finais da Arena Corinthians estão em fase de conclusão e serão encerradas em julho de 2015", afirmou a Odebrecht. Entre as pessoas que tocam o projeto, há quem revele descrença com a informação a não ser que a construtora entregue o estádio incompleto.

A empreiteira estaria contigenciando dinheiro para economizar. Isso é negado pela assessoria da Odebrecht que afirma que tudo "prossegue normalmente". Fato é que, sem a conclusão de todas as melhorias no setor Oeste, o clube demorou a botar à venda esses lugares. E ainda faltam itens a serem concluídos nesta parte da arena, o que dificulta a comercialização. Inicialmente, seria a maior fonte de renda da arena e já deveria estar operando há seis meses de forma completa.

Recentemente, foram necessários trabalhos extras para adaptações para reivindicações do Corpo de Bombeiros para obtenção de laudo definitivo de funcionamento – era usado um provisório. A informação é de que isso teve um custo extra de R$ 20 milhões, que seriam pagos pelo dinheiro de sobra do contrato.

A Odebrecht não confirmou o valor, nem como o montante seria quitado. Mas informou que executou todas as obras. Nesta sexta, os bombeiros emitiram o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do estádio que poderá permitir a realização de outros eventos, o que pode melhorar as rendas.

Se o novo prazo dado pela Odebrecht for cumprido, o estádio será entregue um ano e um mês após o Mundial, com sete meses de atraso.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.