Topo

Rodrigo Mattos

CBF e clubes preparam alternativa à MP do Futebol, e apostam na sua queda

rodrigomattos

29/06/2015 06h00

Com Daniel Brito

Após a derrota na comissão mista, CBF e clubes preparam um texto alternativo para derrubar o relatório do deputado Otávio Leite no plenário do Congresso nesta semana. É só mais um passo dos cartolas na estratégia de acabar de vez com a MP do Futebol para refinanciamento das dívidas já que não atende seus interesses, com raras exceções.

São questionados principalmente as exigências de CNDs (Certidão Negativas de Débitos) para participar de campeonatos, obrigação de investimento no futebol feminino, e controles restritos de contas. Nem regras mais benéficas para o pagamento das dívidas flexibilizaram a posição dos clubes.

"Essa aprovação foi o início do fim da MP. Os clubes fizeram deliberações e nenhuma foi acolhida", disse o diretor jurídico do Atlético-MG, Lázaro Cunha, que tem sido um negociador para a maior parte das agremiações. "Provavelmente, essa lei nem vai à plenário, e vai caducar. Mas vamos apresentar um substitutivo."

A intenção é apresentar o texto aprovado por um grupo de clubes em reunião na CBF. Nem todos estão alinhados com a proposta como mostra o apoio do Flamengo ao relatório de Leite. Deputados da bancada da bola já se mobilizam também para apresentar emendas que não foram analisadas na comissão.

Enquanto isso, a estratégia do deputado Otávio Leite é usar a força da opinião pública no Congresso para aprovar o texto: entendem que a etapa mais difícil já foi ultrapassada. Sua aposta é na necessidade de os clubes terem um financiamento pela sua condição financeira.

"Minha intenção foi produzir um novo marco nas práticas de gestão do futebol", explicou Leite. "Não houve prejuízo em não votar os destaques. Afinal, estamos a 17 dias de a medida caducar."

Mas, mesmo que o texto passe, os clubes ameaçam não aderir, o que tornaria a medida inócua. "Todo mundo vai sair perdendo. Os clubes vão sair perdendo, o público vai sair perdendo", reconheceu Cunha.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.