Topo

Rodrigo Mattos

Dunga fechará lista de 30 jogadores para Rio-2016 ainda neste ano

rodrigomattos

24/07/2015 06h00

O corpo de técnicos da CBF vai fechar nos próximos meses um grupo de 30 jogadores que será preparado para formar o time olímpico para a Rio-2016. A ideia é limitar o número de atletas em observação para criar conjunto e lastro neles.

Esse corte será feito pelo técnico Dunga após observações do treinador da sub-20, Rogério Micale, que treinou o time do Pan e do Mundial sub-20. Não se sabe quantos atletas que estiveram na queda diante do Uruguai, em Hamilton, estarão no trabalho.

"Estamos selecionando um grupo e dessa seleção o Dunga vai extrair. Já existe a ideia de um grupo", contou Rogério Micale. "Tem preconizar os que têm se destacado e jogado. Precisa de qualidade e conjunto para as coisas funcionarem."

O treinador da sul-20 vai ter um encontro com o da equipe principal quando chegar ao Brasil para estabelecer um método de trabalho para a Olimpíada. O que já está definido é que Micale dirigirá a equipe olímpica quando Dunga estiver com a formação de cima. Em outras ocasiões, será seu assistente.

Entre os atletas no Pan, nem todos estavam muito otimistas em serem aproveitados para a Rio-2016. "Quando ganha é mais fácil ser levado. Dificulta quando ocorre uma derrota. Mas esse grupo tem muita qualidade. Depende do técnico", analisou o meia Lucas Piazon, que atua no Frankfurt.

Um dos destaques da competição foi o atacante do Figueirense Clayton para quem o time esteve bem no jogo contra o Uruguai. "Nos desligamos em dois lances", disse.

Micale também fez uma avaliação positiva do trabalho apesar da derrota. Para ele, pesou o fato de o Uruguai ser mais cascudo com um time que já participou de Mundial e jogadores que atuam na Libertadores.  Esse é um dos motivos que ele prega a formação de um grupo de 30 atletas para a Olimpíada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.