Topo

Rodrigo Mattos

Brasileiro-2015 tem a pior zona de rebaixamento da história

rodrigomattos

10/08/2015 06h00

O Brasileiro costuma ter uma briga acirrada contra o rebaixamento até as últimas rodadas. Será mais difícil que isso ocorra no Nacional de 2015. Nos pontos corridos, Joinville, Coritiba, Vasco e Goiás, que formam a zona da degola, têm uma distância inédita para aqueles fora do grupo neste estágio do campeonato.

Ocupando a 17a posição, o Goiás obteve 15 pontos e está a cinco pontos do Avaí, que é o 16o colocado. Após a 17a rodada, nas outras edições, esse diferença foi de no máximo três pontos. Em geral, a vantagem só de um ponto ou o desempate é no saldo de gols.

Não é à toa. Juntos, Joinville, Coritiba, Vasco e Goiás têm o pior desempenho de quatro times na zona de rebaixamento neste estágio do campeonato. Somaram só 52 pontos. Em média, apresentam um aproveitamento de 25%, ou seja, ganharam um quarto dos pontos que disputam.

Apenas em 2012 houve um desempenho próximo quando os quatro piores times tinham, juntos, obtiveram 53 pontos. Naquela edição, por sinal, três das equipes que estavam na zona de degola na 17a rodada caíram – só se salvou o Bahia. Mas não havia diferença de ponto do 17o para o 16o colocado, e o Palmeiras acabou ocupando esta "vaga" dos baianos.

Ou seja, Joinville, Vasco e Coritiba, que estão a sete pontos ou mais abaixo da salvação, só conseguirão escapar com uma campanha muito fora do normal a partir de agora.

Na parte mais acima da tabela do Brasileiro, também há uma tendência a definição de faixas de disputa. Há quatro pontos de diferença do oitavo São Paulo para a nona Chapecoense, o que não pode ser superado em uma rodada.

Caso essa tendência se consolide neste final de turno, teríamos três setores distintos no campeonato, um para disputa de título e Libertadores, outro sem ambições e "os quatro condenados".

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.