Para Fla, Guerrero faz papel de estádio novo: aumenta público e sócios
Adversários neste domingo, Palmeiras e Flamengo têm as maiores médias de públicos do Brasileiro-2015. Só que há motivos bem diferentes. Líderes no ranking, os palmeirenses têm no Allianz Parque seu trunfo. Já os rubro-negros viram a torcida e sócios explodirem após a chegada do atacante Paolo Guerrero.
A média de público do Flamengo é de 29.560 pagantes. Nos jogos sem o centroavante, esse número ficou em 25.052. Com ele em campo, houve crescimento de 91% com 48.033 de média nas duas partidas. Desde o anúncio da sua contratação, os sócios-torcedores saltaram de cerca de 50 mil para 68 mil.
"A primeira questão da chegada dele foi de auto-estima por tirar o ídolo do maior rival no cenário nacional Corinthians. Isso é um ganho intangível", analisou o vice de marketing do Flamengo, José Rodrigo Sabino. "Houve uma melhora no Sócio-torcedor por ter um ídolo, principalmente porque ele chegou e resolveu em campo."
O impacto na bilheteria deve-se à estreia do atacante e à melhoria que ele representou para a equipe com vitórias, avaliou o dirigente. Segundo Sabino, o resultado positivo em um jogo é o que representa maior impacto na bilheteria.
Outro efeito foi na venda de camisa, embora esse ainda não possa ser medido. Sabino disse que, em certas lojas, já está em falta a letra R para grafar na camisa rubro-negra já que esta aparece três vezes no nome do jogador.
Só que Guerrero não foi barato: sua contratação custou entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões, somadas luvas e salários por três anos. Não há um valor confirmado oficialmente. As receitas geradas são suficientes para bancar esse custo?
"Ainda não dá para avaliar quanto vai gerar. Demos uma visibilidade enorme para nossos patrocinadores que é muito importante. Temos que dar esse retorno a eles", analisou Sabino.
Certo é que, sem estádio próprio, o Flamengo fez do atacante peruano uma alavanca similar – em menores proporções, claro – a do Palmeiras com o Allianz Parque. Obviamente, com um estádio, a diretoria alviverde obteve efeitos maiores com a liderança de média de público (33 mil) e a segunda posição no ranking de sócios-torcedores. Com Guerrero e no estádio palmeirense, os ingressos foram todos vendidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.