Topo

Rodrigo Mattos

CBF usa cota, conversa e promessa para reduzir irritação com seleção

rodrigomattos

20/08/2015 09h57

Ao provocar 18 desfalques no Brasileiro das Sérias A e B, a CBF decidiu adotar cotas por times, conversas e promessas  para amenizar a irritação dos clubes. O Grêmio ensaiou um movimento para desconvocar atletas da equipe olímpica, mas a confederação já sinalizou que não vai liberar ninguém. Então administra com as armas que tem a mão.

As listas das seleções principal e olímpica foram elaboradas com um limite de dois jogadores por clube para reduzir os prejuízos. O único que saiu do padrão foi o Atlético-MG que perdeu três. Mas membros da confederação ligaram para o técnico do Galo, Levir Culpi, para ter o seu aval: ele concordou. Grêmio, Corinthians e São Paulo perderam dois atletas cada um.

Depois de feitas as convocações, o diretor gremista Rui Costa, do Grêmio, chegou a ligar para outros cartolas para pedir apoio contra as convocações. Mas, como eram datas Fifa, times como o Flamengo não viram muito futuro na demanda. E o coordenador da seleção, Gilmar Rinaldi, fez nova rodada de telefonemas para dirigentes para reduzir a insatisfação.

Outra tática da CBF tem sido adotar promessas de melhorias futuras. Há algum tempo que a confederação promete que não haveria coincidência de datas Fifa com o campeonato. Até agora, no entanto, isso não evitou desfalques já que um jogo fica colado no outro.

Uma outra promessa é que, nas fases finais do Brasileiro e Copa do Brasil, a confederação poderia evitar convocações de jogadores que estivessem disputando o título. Isso já foi feito em 2014, e há a indicação de que se repita em 2015.

Serão sempre paliativos enquanto a CBF não resolve o problema do calendário. Nesta quarta-feira, o blog questionou diretores da entidade qual seria o plano concreto para evitar esses conflitos de datas para 2016, mas não obteve resposta. Ressalte-se que Dunga e Rogério Micale, como técnicos, não têm relação com o problema já que são obrigados a convocar os melhores para seus times.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.