Topo

Rodrigo Mattos

Disparada? Equilíbrio entre Corinthians e Galo repete padrão do Brasileiro

rodrigomattos

10/09/2015 06h00

Corinthians e Grêmio empatam em 1 a 1; veja os gols

Os dois anos de domínio do Cruzeiro nos deram a falsa impressão de que o Brasileiro de pontos corridos é decidido no meio do segundo turno com a disparada de um time. Foi o que se pensou quando o Corinthians abriu sete pontos sobre o Atlético-MG: acabou o campeonato. Mas não é esse o padrão visto na maioria dos Nacionais onde a tendência é o equilíbrio pela liderança.

Com as duas rodadas recentes, o Galo tirou quatro pontos de vantagem e ficou a três do líder. Neste estágio do campeonato, 24a rodada, só a equipe cruzeirense nos dois últimos anos e o São Paulo, de 2007, já tinham arrancado com diferenças significativas e foram até o final.

Em todas as outras seis edições, havia vantagens de seis pontos para baixo. Tanto que em quatro desses Brasileiros o líder perdeu o título para o segundo colocado ou para outros que estavam atrás.

É certo que a oscilação do Corinthians ocorreu em dois confrontos fortes -o clássico contra o Palmeiras e o jogo contra o forte Grêmio. Além disso, o time sofreu com vários desfalques como Elias, Gil, Uendel, Fágner, entre outros, seja por contusão ou por servir a seleção. Mas outras equipes tiveram problemas parecidos nas partidas recentes.

A próxima rodada é favorável aos corintianos com um jogo mais fácil contra o Joinville enquanto o Galo tem o clássico diante do Cruzeiro. Certo é que, com times em níveis parecidos, a tendência é que os dois se mantenham próximos até os jogos finais. E até o Grêmio, muito bem armado por Roger Machado e no mesmo padrão dos outros dois, tem chance real de título se encaixar uma arrancada.

Enfim, o Brasileiro está aberto como esteve na maior parte de suas edições. Por aqui, o equilíbrio é a marca dos pontos corridos, e não as disparadas.

PS Não vou tocar no tema arbitragem e seus efeitos na tabela neste texto, após tratar dele várias vezes, agradecido com o fato de a quarta-feira ter passado incólume de erros graves.

Atlético-MG vence o Avaí por 2 a 0; veja os gols

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.