Topo

Rodrigo Mattos

Substituto de Valcke é ligado a Blatter e homem do dinheiro na Fifa

rodrigomattos

17/09/2015 18h25

Com o afastamento de Jérôme Valcke, o diretor financeiro da Fifa, Markus Kattner, assumirá o cargo de secretário-geral da entidade, segundo mais importante do futebol mundial. Trata-se de um cartola que, assim como antecessor, entrou na federação internacional pelas mãos do presidente Joseph Blatter. E os arquivos financeiros da organização estão sob investigação na Suíça.

Pelo organograma da entidade, Kattner é uma espécie de vice-secretário-geral, por isso, entra no lugar de Valcke. Haverá uma mudança de estilo. Mais caladão, o cartola está longe do estilo do estilo desenvolto e político de Valcke. Costuma falar apenas em congressos para detalhar a situação financeira.

Markus Kattner assumirá lugar de Valcke - Crédito: Friedemann Vogel - FIFA/FIFA via Getty Images

Crédito: Friedemann Vogel – FIFA/FIFA via Getty Images

A saída de Valcke já vinha sendo conversada, como mostrou a Bloomberg. Mas não havia um acordo de como aconteceria seu afastamento até que estourou um novo escândalo com denúncia de que ele participava da venda ilegal de ingressos da Copa-2014. A acusação foi feita pelo empresário israelense Benny Alon, e é negada por Valcke por meio de advogados.

Substituto de Valcke,  Kattner não é um outsider e está inserido no sistema de gestão da Fifa. Antes da entidade, ele trabalhou na Mckinsey & Company. Essa empresa tinha entre os seus membros o sobrinho de Blatter, Phillippe Blatter. No final da década de 90, a Mckinsey foi prestar consultoria para a Fifa. Mais tarde, Kattner foi contratado para assumir a diretoria financeira da Fifa, e Philippe Blatter foi para Infront que passou a explorar direitos da Copa do Mundo.

Recentemente, em operação da polícia Suíça, foram recolhidos arquivos dos computadores de Valcke e de Kattner na sede da Fifa, segundo informações da BBC. O objetivo é verificar a denúncia feita ao Departamento de Justiça dos EUA de que US$ 10 milhões foram pagos do caixa da entidade para o ex-vice-presidente Jack Warner a título de propina pela escolha da Copa do Mundo-2010. Seria uma forma de o governo da Africa do Sul quitar a propina para o cartola pelo seu voto, segundo investigações norte-americanas.

Valcke era investigado justamente por supostamente ter ordenado o pagamentos. Kattner pode ter um envolvimento já que cuida da movimentação financeira da federação internacional.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.