Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians só perde título se repetir derrapada do Palmeiras

rodrigomattos

28/09/2015 06h00

Há quatro rodadas se ressaltava aqui a tendência de equilíbrio do Brasileiro  na briga pela ponta. Pois essa indicação se dissipou quando o Corinthians abriu sete pontos do Atlético-MG neste final de semana. Qual o tamanho desta vantagem? É possível para o Galo sonhar quando faltam dez rodadas?

A possibilidade existe, mas se tornou remota. Só uma equipe que abriu pelo menos cinco pontos de vantagem no Nacional a dez rodadas do final permitiu aos adversários a atropelarem. Foi o Palmeiras de 2009.

Naquele campeonato, o time tinha cinco pontos à frente do vice-líder Grêmio e 10 do Flamengo que acabou campeão.  Só que nas rodadas finais aquele Palmeiras somou apenas 27% dos pontos, um aproveitamento de rebaixado.

Em quatro edições, o Cruzeiro (2014,2013 e 2003) e o São Paulo (2007) já tinham vantagens entre seis e 11 pontos quando faltavam dez jogos. Não foram ameaçados na conquista do título.

Houve ainda campeonatos nacionais equilibrados até o final em que times abriram diferenças de cinco pontos. Foi o caso do Corinthians em 2005. O Internacional encostou, mas não conseguiu virar. Em 2012, o Fluminense abriu seis pontos sobre o Galo a dez jogos o fim. O time mineiro manteve a disputa aberta rodada a rodada, mas não conseguiu o título.

No atual cenário, se obtiver apenas 50% dos pontos nos próximo jogos, o Corinthians obriga o Atlético-MG a ter um rendimento de 73,3% para alcança-lo. É um aproveitamento superior a maior parte dos campeões brasileiros: 22 em 30 pontos.

Há um ponto em favor do Galo: o confronto direto em Minas Gerais. Mas o Corinthians tem do seu lado a regularidade que o manteve 17 rodadas invicto.

Mais, neste momento, o time corintiano tem jogado mais bola do que o Atlético-MG graças ao seu meio de campo composto por Elias, Jádson e Renato Augusto, enquanto o time mineiro tropeçou em partidas contra times na zona de rebaixamento como o Joinville.

Para resumir, o Brasileiro está decidido? Não. Mas os números mostram que só uma arrancada irresistível do Galo e um fracasso corintiano vão alterar o curso do campeonato. Resta saber se o Atlético-MG consegue desafiar a lógica nos pontos corridos como faz nos mata-matas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.