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Rodrigo Mattos

Maracanã faz plano de inflar renda com cerveja. Fla e Bota devem lucrar

rodrigomattos

29/09/2015 06h00

A Concessionária do Maracanã já projeta um aumento de renda em diversos itens com a provável aprovação da comercialização de cerveja no Estado do Rio. Quem deve lucrar em conjunto é o Flamengo pelo contrato firmado com o estádio. Mesma perspectiva tem o Botafogo no Engenhão.

A  Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) aprovou lei que libera a venda de cerveja nos estádios de futebol. Falta a sanção pelo governador Luiz Fernando Pezão. Há uma perspectiva de a bebida ter a comercialização autorizada em até 20 dias.

"Teremos impacto indireto porque haverá mais gente no estádio. Pesquisas mostram que a cerveja pesa na decisão de ir ou não. E deve ajudar na venda de camarotes", contou o diretor de marketing do Maracanã, Marcelo Frazão, que irá conversar com fornecedoras de bebida. "A maior renda deve vir da venda de exclusividade da cerveja oficial, tanto pela associação com a marca quanto pelo volume de vendas."

Dessas prováveis rendas, o Flamengo terá participação na venda de bebidas, e nos camarotes. O direito de exclusividade pertence só ao Maracanã. O estádio deve atrair companhias de bebidas por dar acesso a um público entre 2 milhões e 2,5 milhões que vão ao local.

O Maracanã poderia se adaptar facilmente à venda de cerveja, segundo Frazão. A única necessidade é fazer ajustes na segurança no setor central, o que já está em negociação com o Gepe (Grupo de Policiamento dos Estádios).

O Botafogo batalhou para a aprovação da legislação pois tem possibilidade de lucrar com dois estádios, o Caio Martins e o Engenhão. "Nossa expectativa é de que naming rights e exclusividade de venda de cerveja gerem renda. Será difícil a negociação no momento por causa do momento do país", contou o presidente alvinegro, Carlos Eduardo Pereira.

Nem Maracanã, nem Botafogo têm ainda projeção de quanto vão lucrar com a venda de cerveja. No caso da Concessionária, este cálculo começa a ser feito agora, mas, quando ganhou a concessão, já havia planos com e sem cerveja.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.