Topo

Rodrigo Mattos

Clubes da liga vão em bloco na quinta pedir Sul-Minas à CBF

rodrigomattos

30/09/2015 06h00

Está marcada para quinta-feira a reunião dos clubes fundadores da Liga Sul-Minas com a cúpula da CBF para tratar da realização do regional. Com o novo executivo Alexandre Kalil, os 13 times pretendem ir em bloco ao encontro em uma demonstração de força diante do presidente da confederação, Marco Polo Del Nero.

A reunião foi agendada pelo presidente provisório da liga, Gilvan Pinho Tavares, além de ser o comandante do Cruzeiro. Ao seu lado, já estará o ex-presidente atleticano Kalil, o que reforça a união dos times. Juntos na mesa, Flamengo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Joinville, Figueirense, Criciúma, Avaí e Chapecoense.

Em conversas reservadas, este blog voltou a ouvir de todos os cartolas que a ideia é pedir a CBF para incluir no calendário o regional, mas ninguém aceitará um não com facilidade. A competição sai com ou sem aval da confederação, dizem os dirigentes de times. E acrescentam: está na hora dos verdadeiros donos do futebol tomarem eles nas mãos.

"O presidente Marco Polo vai ouvir e dar um encaminhamento da forma como ele achar melhor", explicou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

A ideia dos clubes é sair de lá com uma tabela já esboçada para o campeonato, isto é, as datas definidas para o campeonato. Pelo projeto, vai se tentar minimizar os danos aos Estaduais, embora, com certeza, devam haver datas coincidentes.

A reação das federação já é forte. No caso do presidente da Ferj, Rubens Lopes, que voltou a atacar os cartolas da liga chamando os de "elitistas" e "separatistas". A federação de Minas Gerais também se manifestou contra a Sul-Minas. As federações do Paraná e do Rio Grande do Sul estão à espera da decisão da CBF. Será entre elas e 12 clubes da primeira divisão que Del Nero terá de decidir na quinta-feira.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.