Topo

Rodrigo Mattos

Clubes veem apoio da CBF à Sul-Minas, mas entidade pede prazo para resposta

rodrigomattos

01/10/2015 13h13

Os clubes da Liga Sul-Minas saíram otimistas da sede da CBF em relação ao aval ao torneio para 2016: disseram que o presidente Marco Polo Del Nero apoiou a ideia. A diretoria da confederação mostrou-se mais cautelosa e pediu um prazo de 48 horas para responder aos times. A ideia é fazer em seis datas, com 12 times.

"O problema era político porque juridicamente estamos amparados por advogados. O presidente da CBF ficou de comunicar para a gente. Ele falou que está de acordo, e que é um avanço, e a CBF quer abraçar isso", afirmou o executivo da Liga, Alexandre Kalil.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, confirmou essa frase de Del Nero para o Kalil em relação ao apoio à liga. Mas ressaltou que isso ainda não é um aval definitivo ao torneio.

"Presidente recebeu a documentação da liga e do torneio. Ele se comprometeu a estudar com os vários departamentos. A resposta será articulada com todos os membros do sistema do futebol", disse Feldman. As questões a serem resolvidas são se há impedimentos jurídicos ou  de calendário.

"A CBF disse que é um avanço que estejamos unidos", acrescentou o presidente do Fluminense, Peter Siemsen.

Há a necessidade, no entanto, de esperar a resposta formal da CBF à carta feita pelos clubes pedindo a instituição da liga e do campeonato. Ainda será encaixado o campeonato no calendário.

"Entregamos o estatuto para ser instituída a Liga. Não é um ato hostil.  Fomos muito bem recebidos. Prometeu uma resposta em 48 horas", contou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Ele disse que o campeonato terá outro nome, e não Sul-Minas, que ainda será escolhido.

Estiveram na sede da CBF em bloco quase todos os membros fundadores da Liga Sul-Minas, com exceção dos presidentes de Grêmio e Internacional. A ideia é realizar o torneio em paralelo aos Estaduais em uma competição de tiro curto. A competição pode ser aumentada no ano seguinte.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.