Por que patrocinadores não rompem contrato se Blatter não sair?
Puxados pela Coca-Cola, os patrocinadores da Fifa pediram a saída imediata de Joseph Blatter da presidência da entidade por conta dos escândalos de corrupção. A pressão é significativa já que eles pagam boa parte das contas e ameaça a permanência do dirigente. Blatter, no entanto, insiste em fica.
Pergunta: se a intenção dos patrocinadores de moralizar a Fifa é séria, por que não ameaçam romper o contrato com a entidade se não houver mudança real na entidade? Por que não abrem mão da exposição milionária de suas marcas na Copa do Mundo em troca de uma postura mais ética no futebol?
Não é pequeno o negócio das empresas relacionados à Fifa: US$ 1,6 bilhão foi arrecadado pela entidade na última Copa-2014. Em troca, as empresas têm uma exposição sem precedentes em competições da federação internacional a ponto desses contratos serem disputados em concorrências acirradas.
Abrir mão dos acordos contratos seria, sim, uma perda comercial para essas empresas. Mas, se a intenção dos patrocinadores de limpar o futebol é séria, esse seria o caminho a tomar.
Se Blatter não sair, e as empresas continuarem com seus compromissos na Fifa, a impressão é de que seus comunicados pedindo por mudanças são apenas jogadas de marketing. Tipo: "Nós queremos ficar bem na foto, mas não abrimos mão de um centavo para isso". Não é a postura de empresas socialmente responsáveis.
Mais estranho ainda é ver a InBev entre as que pedem a saída de Blatter. A empresa é controladora/sócia da Ambev, a maior produtora de cerveja brasileira, e uma das principais patrocinadoras da CBF.
Ora, a confederação brasileira tem o seu presidente, Marco Polo Del Nero, investigado pela polícia norte-americana assim como Blatter é alvo da procuradoria Suíça. O conceito ético da Ambev é diferente da InBev? Por que a empresa não se manifesta sobre o caso brasileiro?
Patrocinadores são elementos importantes no processo de moralização do futebol nacional e mundial. Desde que estejam pensando em mudanças reais, e não apenas em suas imagens e em seus bolsos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.