Topo

Rodrigo Mattos

CBF planeja observador com vídeo para ajudar árbitro no Brasileiro-2016

rodrigomattos

03/10/2015 06h00

Com uma sinalização positiva da International Board, a CBF avança seu plano de implantar a arbitragem eletrônica já para o próximo Brasileiro-2016. A ideia em gestação é usar um observador em uma cabine que olhará replays no vídeo e se comunicará com o árbitro para dar opinião sobre lances polêmicos.

A pedidos dos clubes em reunião na entidade, a confederação já enviou um pedido à Fifa e à International Board para permitir o teste de vídeos na arbitragem. Holanda e EUA mandaram requisições similares às entidades.

O representante da CBF para arbitragem na Fifa, Manuel Serapião, terá uma resposta durante o mês de outubro. Mas a confederação já foi informada que a tendência é que a International Board aprove os testes apenas em março do próximo ano, o que permitiria a utilização para o Brasileiro-2016.

"Já avançamos com o plano. O plano é ter um ex-ârbitro, uma pessoa muito experiente, em uma cabine com o vídeo. Ele poderia se comunicar com o árbitro", contou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sério Corrêa.

Mas a palavra final continuará a ser do juiz. Até por isso serão gravadas as conversas entre o observador e o árbitro. Ou seja, a comissão de arbitragem terá uma espécie de caixa preta para saber como foram tomadas as decisões.

O plano da CBF para a arbitragem eletrônica está em elaboração porque a entidade pretende se antecipar à aprovação do item para poder implementar já no Brasileiro-2016.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.