Topo

Rodrigo Mattos

CBF recua de aval à Sul-Minas e Liga rompe com entidade: 'Casa do 7 a 1'

rodrigomattos

19/10/2015 17h27

Em reunião na tarde desta segunda-feira (19), a CBF recuou da sua chancela à Liga Sul-Minas e defendeu que o torneio só poderia sair com aprovação de assembleia de geral, reunindo federações e times. Os clubes participantes não aceitaram e romperam com a confederação: farão o torneio sozinhos sem aval.

A mudança de posição da CBF ocorreu depois de uma pressão da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) sobre o presidente da confederação Marco Polo Del Nero. A entidade mandou ofício na semana passada para alegar que a competição é ilegal por ferir o estatuto da entidade, e argumenta que há prejuízo aos Estaduais. Com isso, a confederação marcou para terça-feira uma assembleia só com federações para decidir o assunto.

"Tiraram o apoio. Esse Rubens Lopes (presidente da Ferj) deve ter alguma coisa lá dentro. Não temos mais nada com essa casa do 7 a 1", disse o executivo da liga, Alexandre Kalil, em referência à goleada de 7 a 1 sofrida pela seleção diante da Alemanha, na Copa-2014. "Consultei todos os clubes e eles disseram para não aceitar essa história de assembleia."

"Para a gente homologar a Sul-Minas, temos que seguir o estatuto e o regulamento de competições", comentou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman. "Houve uma demanda da federação do Rio ressaltando artigo do estatuto que prevê que a CBF não pode aprovar, só a assembleia. Presidente convocou uma assembleia para terça-feira. Ele colocará na assembleia que é a favor da liga."

Del Nero não apareceu na reunião. Mandou o diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo, Feldman, e Carlos Eugênio Lopes, Jurídico, que comunicou a necessidade de uma aprovação de todos os clubes e de federações para o torneio.

Com o recuo, a intenção é modificar o formato da liga. Inicialmente, teria cinco datas para preservar os Estaduais. Agora, a tabela pode mudar e se expandir tomando datas dos regionais, segundo Kalil, que já rechaça um acordo.

"Ele (Kalil) foi impaciente. Entendemos que ainda há espaço para negociação", disse Feldman, que explicou o recuo. "Não podíamos homologar sem aprovação porque poderia sofrer ação judicial."

Nem todos os clubes foram consultados ainda: o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, é dos que ainda não falou com Kalil. Haverá uma reunião dos times na sexta-feira para definir discutir a questão. Mas a maioria dos clubes tinha manifestado que disputaria o torneio mesmo sem aval da confederação.

O executivo rechaçou represálias da CBF aos clubes: a entidade poderia desfilia-los.  "Não vão ameaçar clubes como Atlético-MG, Internacional, Flamengo…", disse Kalil.

Desde o início, a CBF está pressionada pelos dois lados e tenta fazer uma composição. Tanto que o blog apurou que representantes da entidade foram a Ferj para tentar mediar um acordo com o Flamengo, mas não conseguiram.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.