Topo

Rodrigo Mattos

Jogadores de SP exigem que sindicato pague direitos e seja transparente

rodrigomattos

20/10/2015 13h34

Dezesseis jogadores de futebol entraram com uma notificação extrajudicial contra o sindicato de atletas de São Paulo (Sapesp) em que exigem o pagamento de seus direitos de arena e maior transparência, alegando que o organismo não vem cumprindo seus deveres. Entre os atletas, estão Renato Augusto, Cássio e Vagner Love, do Corinthians, Fernando Prass, do Palmeiras, e Renato e Ricardo Oliveira, do Santos.

O documento ao qual o blog teve acesso foi registrado em cartório no último dia 14 de outubro. O movimento tem como objetivo exigir uma prestação de contas do presidente do sindicato, Rinaldo Martorelli, que está há 18 anos no poder. Ele também é presidente da Fenapaf (Federação Nacional de Atletas Profissionais).

"Em que pese o pagamento compulsório da referida contribuição, os notificantes entendem que não têm tido o retorno esperado para o efetivo exercício dos direitos da categoria profissional", afirmaram os jogadores no documento.

A partir daí, eles lista quatro exigências ao sindicato: que pare de descontar o direito de arena a que tem direito, que repassem o dinheiro para eles com juros, e exibam uma prestação de contas de todos os valores recolhidos. Os direitos de arena são direito dos jogadores de receber 5% dos contratos de televisão, mas quem retém o valor é o sindicato.

Como quarta demanda, os jogadores exigem que lhes seja apresentada uma lista de 16 documentos como atas de eleição, estatuto, convenções coletivas, entre outros. Alegam que o sindicato não tem canal de comunicação com eles e se recusa a fornecer informações.

Os grupo de jogadores tentou notificar o sindicato que se recusou a receber o documento. Por isso, a reivindicação teve que ser registrada em cartório.

Os sindicatos têm tido atuação recente controversa, tendo feito oposição a parte das reinvidcações do Bom Senso FC, movimento de jogadores profissionais que questiona a CBF. Mais recentemente, a Fenapaf questionou também a Liga Sul-Minas, alegando que vai representar carga excessiva para os jogadores. Essa posição, entre outras, fortalece a confederação.

O Sapesp afirmou via assessoria de imprensa que "está preparando todo o procedimento e dará todos detalhes no momento oportuno".

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.