CPI descobre que Marin lucrou quase R$ 1 mi com Copa-2014
A CPI do Futebol descobriu que o ex-presidente da CBF José Maria Marin recebeu pagamentos de R$ 985 mil do COL (Comitê Organizador Local). O dinheiro teria sido dado ao cartola a título de distribuição de lucros e foi registrado em sua declaração de imposto de renda a qual a comissão teve acesso após quebra de sigilo. Agora, resta apurar se o pagamento é indevido.
Como presidente do órgão, Marin era sócio do COL em modelo idealizado na época de Ricardo Teixeira. Assim como o antecessor, o dirigente tinha um percentual pequeno de cotas do comitê organizador, 0,01% do total, o restante pertencia à confederação.
Havia uma previsão de distribuição de lucros pelo estatuto do COL que não necessariamente seguiria o percentual de cotas. Sempre se descartou que qualquer dirigente fosse receber. O que Marin tinha direito era ao salário de presidente do comitê. Mas, agora, surge um pagamento por lucros. Não há registro até agora de que a CBF tenha recebido lucro do comitê.
A CPI ainda tenta apurar mais dados relacionados a esse pagamento ao ex-presidente da CBF para saber se era indevido de fato. Para isso, fez o requerimento de quebra de sigilos bancários e fiscal do COL (Comitê Organizador Local) e dos demonstrativos de resultados e lucros do comitê.
Também foi pedida a quebra de sigilo telefônico e de internet de Marin. Esses requerimentos serão apreciados nesta quarta-feira em sessão secreta entre os senadores, juntamente com outros. É preciso um quórum de pelo menos seis parlamentares.
O caso de Marin é só uma das linhas de investigação da comissão. Há apurações relacionadas ao presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, a sua ex-namorada e às agências de viagens de Wagner Abrahão, entre outros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.