Topo

Rodrigo Mattos

Globo inicia negociações individuais de renovação com Fla e Corinthians

rodrigomattos

10/11/2015 06h00

Enquanto os outros grandes clubes pressionam por revisão de cotas de tv, Flamengo e Corinthians já decidiram realizar negociações individuais para renovar seus contratos com a Globo referentes aos direitos de transmissão do Brasileiro. As tratativas ainda estão no início, mas o modelo mostra que nenhum dos times aceitará revisão das suas vantagens financeiras nos acordos.

Os novos contratos da Globo com os times pelo Nacional vão de 2016 a 2018. Representam um salto de R$ 110 milhões para R$ 170 milhões para as duas agremiações mais populares, o que tem gerado questionamentos dos outros. Agora, a emissora começou a procurar os clubes para tentar uma prorrogação que valeria para o ano de 2019 e 2020.

A Globo procurou a diretoria do Flamengo para manifestar a sua intenção de fazer uma proposta de renovação. Ainda não houve uma conversa sobre o assunto. Mas a cúpula do clube não vê a mínima chance de a negociação acontecer de forma coletiva e, quando for o caso, sentará à mesa individualmente.

No Corinthians, o presidente Roberto de Andrade já sentou com a emissora para conversar sobre um novo contrato. O dirigente gostou do que ouviu apesar de não ter sido representado um reajuste em relação ao atual compromisso. Houve a avaliação de que foram mostradas compensações ao clube. Assim como aconteceu com o Flamengo, dirigentes corintianos não veem razão para mudar o modelo individual do atual contrato.

A satisfação do Corinthians com a conversa com a Globo destoa do que se ouviu de outros grandes clubes nas conversas iniciais. Houve reclamações de que a emissora apresentou números baixos, sem reajuste, com a alegação de crise econômica.

Como mostrado pelo UOL Esporte, a emissora mudou a cúpula da Globo Esporte, seu braço para negociar com os clubes. Saiu o todo-poderoso Marcelo Campos Pinto substituído por um grupo liderado por Roberto Marinho Neto. Isso altera a forma de negociar da emissora em vários pontos.

Mas está claro que a intenção é manter o modelo de negociação individual. Corinthians e Flamengo estão satisfeitos, mas não os outros times.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.