Topo

Rodrigo Mattos

De volta à elite, Botafogo quer reduzir diferença para Flu em receita de tv

rodrigomattos

14/11/2015 05h00

Com a sua volta à Série A garantida, a diretoria do Botafogo agora se esforça para aumentar suas receitas de televisão para montar um time para a elite do Brasileiro. O clube quer aumentar sua fatia na distribuição do pay-per-view, reduzindo a diferença do rival Fluminense, e tentará receber algo pelo Estadual-2016 já que está tudo antecipado. Haverá ainda negociação das dívidas.

"Vamos montar uma equipe compatível com a Séria A. Para isso, precisaremos de um orçamento neste patamar. Teremos que aumentar o investimento", contou o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Silva, que não quis revelar valores do custo da atual equipe alvinegro. "Posso dizer que está bem abaixo da Série A."

O dirigente sabe ser impossível igualar o gasto de equipes top da elite, mas entende que é possível achar mais espaço no orçamento do clube para dar um salto de qualidade. Uma das principais apostas é aumento de receita de tv e estabilizar os pagamentos das dívidas.

"Nosso problema é que a verba de tv do Carioca de 2016 foi integralmente antecipada pela gestão anterior. Então, vamos conversar para ver se dá para diluir isso", contou o dirigente alvinegro. Mas esse é o último ano do contrato, o que dificulta a negociação.

Como compensação, o clube terá cota integral de tv do Brasileiro, segundo Silva. Mas ele reclamou do valor a que o clube tem direito em relação ao pay-per-view, alegando ser muito menor do que o montante do Fluminense.

"Estamos em 11o no ranking de distribuição. Mas a diferença para o 10o, que é o Fluminense, é muito grande. Foi surpreendente porque ficamos com valor bem menor. Entendemos que é uma questão de metodologia da pesquisa Ipobe e Datafolha", questionou Silva.

Em relação aos débitos, o clube já tem pago R$ 1,2 milhão de dívidas trabalhistas por mês, e pretende acrescentar a isso R$ 400 mil em pendências com o governo por meio de adesão ao Prout. Outra fatia irá para credores privados, em valores significativos, com quem o clube começa a negociar agora.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.