Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol promete aumento, mas não divulga cota de clubes na Libertadores

rodrigomattos

24/11/2015 05h00

Ao anunciar novo contrato de tv da Libertadores com a Fox, a Conmebol não procurou os clubes brasileiro para dizer qual é o valor ou qual será o reajuste das cotas para 2016. A promessa é que isso seja divulgado apenas em dezembro, antes do sorteio da competição. A falta de transparência ocorre em entidade cercada de suspeitas após boa parte de seus cartolas ter sido presa por corrupção.

A investigação do FBI revelou que houve pagameto de subornos a dirigentes da cúpula confederação sul-americana por contratos de marketing relacionados à Libertadores. E a Torneos y Competencias (TyC), que detinha parte dos direitos da Libertadores, estava envolvida. Por isso, foi necessário refazer o acordo da Conmebol com a Fox até 2018 – antes a emissora era parceira da TyC.

O problema é que a confederação refez seu contrato com a Fox até 2018 sem concorrência, e sem explicar os valores. Pelo que o blog apurou, as condições são parecidas com o acordo anterior. Mas a Conmebol infomou que "obteve um valor maior que beneficiará os clubes participantes". A emissora informou que não se pronunciaria sobre o caso. "Os clubes serão os maiores beneficiados. Estou muito feliz de dar essa notícia. É um momento histórico", afirmou o presidente da Conmebol, Juan Angel Napout, à Fox.

Procurados, os clubes brasileiros já classificados à Libertadores desconhecem detalhes dos novos contratos ou cotas. "Fiquei sabendo dessa renovação pela imprensa. Eles só vão nos informar sobre cotas em uma reunião antes do sorteio. Isso entra no regulamento", contou o diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf. "Vamos torcer por uma cota maior. Pelo menos dessa vez o dólar está com cotação maior e não vamos pagar para jogar."

O vice-presidente de Finanças do Corinthians, Emerson Piovezan, também não tinha informação sobre a revisão das cotas. O blog tentou contato com Edu Gaspar, diretor de futebol, que costuma fazer essas negociações internacionais, sem sucesso.

"Tínhamos uma expectativa desse aumento de valores porque todos os clubes têm essa demanda há muito tempo. Pelo que sabemos, haverá uma reunião em dezembro para informar isso", contou o Piovezan.

Em seu comunicado, a confederação sul-americana informou que trabalha para "estabelecer procedimentos e controles internos para garantir a transparência e a integridade de todas as operações". Na UEFA, todos os valores financeiros de ganhos com televisão são divulgados, assim como a cota dos clube.

Um relatório da Transparência Internacional classificou a Conmebol como pouco transparente pois não divulgava relatórios financeiros, ou dados anuais de atividades. Nada disso mudou na gestão do presidente paraguaio, Juan Angel Napout.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.