Topo

Rodrigo Mattos

Para CBF, árbitro pode pegar camisa de jogador, mas não pode pedir

rodrigomattos

29/11/2015 06h00

A cena em que o árbitro José Buitrago recusa uma camisa da seleção dada por Neymar em público chamou a atenção no jogo entre Brasil e Peru. Posteriormente, ele recebeu o uniforme no vestiário, segundo informação de Arnaldo César Coelho, da TV Globo. Para a comissão de arbitragem da CBF, árbitros podem ganhar camisas, só não podem pedi-las aos jogadores.

"O árbitro pode receber o uniforme de presente, isso é comum. Mas ele não pode pedir a camisa, nem recebe-la em público", contou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sergio Corrêa, que disse que não há uma regra escrita. "Esses são os usos e costumes do futebol."

Corrêa confirmou ser comum que juízes ganhem uniformes nos vestiários de partidas do Brasileiro como afirmara representante da Anaf (Associação Nacional de Arbitros de Futebol). E entende que isso não compromete a atuação deles nos jogos. "Uns colecionam, outros dão para familiares"

Agora, ele ressalta que o árbitro tem que ter bom senso ao receber presentes de clubes. Obviamente, não podem ser agraciados com objetos de valor significativo.

Na rodada final do Brasileiro de 2008, já houve uma grande polêmica com presentes quando o árbitro Wagner Tardelli recebeu ingressos para um show da Madonna no Morumbi e apitaria jogo do título do São Paulo. A Federação Paulista de Futebol que teria fornecido os bilhetes. O juiz denunciou o caso e foi retirado da escala.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.