Topo

Rodrigo Mattos

Vasco pode contar com Flu? Veja se times costumam ajudar rivais na Série A

rodrigomattos

30/11/2015 10h30

Com os resultados do final de semana, o Vasco depende de uma combinação de resultados que inclui uma vitória ou empate do Fluminense diante do Figueirense. A pergunta que fica na cabeça do torcedor  vascaíno é: o time tricolor, sem pretensões no Nacional, jogará a sério e ajudará os cruzmaltinos? O histórico de times dependendo de resultados de rivais pode ajudar a explicar.

São conhecidas as acusações de entregadas nos Brasileiros de 2009 e 2010. No primeiro, o Corinthians perdeu do Flamengo, e prejudicou Palmeiras e São Paulo. No segundo, o time alviverde foi derrotado pelo Fluminense, que foi campeão superando os corintianos.

Além da rivalidade, o assunto ganha importância por conta das brigas entre Fluminense e Vasco durante o ano. Em 2015, o presidente vascaíno, Eurico Miranda, disputou o lado da arquibancada Maracanã com os tricolores, e apoiou a Ferj (Federação do Rio de Janeiro) contra a liga da qual fazem parte a dupla Fla-Flu.

O histórico do Brasileiro mostra um equilíbrio de resultados quando um time precisa de um rival já desinteressado no campeonato. O blog levantou 11 situações assim nos pontos corridos, e em cinco delas as equipes ajudaram seus rivais, em outras cinco, perderam. Há ainda dois casos de rivalidades fora do Estado.

Pode ter havido um esquecimento na lista, mas esses jogos já dão uma amostragem do que costuma ocorrer no Brasileiro. Aí vai a relação:

2014 – Fora de casa, o Santos bate o Vitória (1 a 0) na última rodada e ajuda o Palmeiras a se livrar do rebaixamento já que o clube baiano cai em seu lugar.

2010 – Palmeiras perde do Fluminense (2 a 1) em casa na 37a rodada, resultado que dá o título ao time carioca e acaba com as chances do Corinthians.

2009 – Em São Paulo, na 37a rodada, o Flamengo bate Corinthians (2 a 0), o que facilita sua trajetória para o título na briga com Palmeiras e São Paulo

2009 – Na rodada final, o time rubro-negro bate um time misto do Grêmio (2 a 1) no Maracanã, o que deixa o Internacional com o vice-campeonato brasileiro.

2008 – Fora de casa, na última rodada, o Botafogo bate o Palmeiras (1 a 0), o que ajuda o Flamengo na briga por uma vaga na Libertadores. O time rubro-negro perde seu jogo e não consegue a classificação.

2008 – Botafogo perde do Figueirense (3 a 1) em casa, na penúltima rodada. O time catarinense brigava contra o rebaixamento ao lado de Vasco e Fluminense. Caíram Figueirense e Vasco.

2007 – Na última rodada, o Atlético-MG bate o Palmeiras (1 a 3), fora de casa, e ajuda a garantir a classificação do Cruzeiro para a Libertadores.

2005 – Na penúltima rodada, o Atlético-PR vence o Paysandu que brigava contra o Coritiba contra o rebaixamento. Resultado não adianta muito já que o Coritiba cai mesmo assim.

2004 – Cruzeiro goleia o Vitória (4 a 0), no penúltimo jogo, em Brasileiro que o time baiano lutava contra o Atlético-MG por uma vaga na Série A.

2004 – Mas, no jogo derradeiro, o time cruzeirense é goleado pelo Flamengo (6 a 2), sendo que o time carioca também lutava com o Galo para não cair. No final, rubro-negros e alvinegros de Minas ficam na Série A.

2003 – Flamengo apenas empata com a Ponte Preta na penúltima rodada. Resultado pode ser considerado neutro para o Fluminense que escapa da Série B.

OBS Não foram incluídos na lista por não serem rivalidades regionais, mas merece ser lembrados dois episódios:

– A derrota do Vasco para o Santos, em 2004, quando Eurico Miranda botou o time reserva e prejudicou o Atlético-PR que disputava o título com os santistas. Miranda tinha péssima relação com a diretoria do Furacão.

– Em 2007, o Inter perdeu do Goiás na rodada final, resultado que ajudou no rebaixamento do Corinthians. Colorados e corintianos tinham rivalidade desde as polêmicas em torno do Brasileiro de 2005.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.