Topo

Rodrigo Mattos

Apesar de finais, Palmeiras é o paulista que menos aparece na Globo em 2015

rodrigomattos

08/12/2015 06h00

Classificado para duas finais do Paulista e da Copa do Brasil, o Palmeiras ainda assim foi o grande clube paulista que menos teve jogos transmitidos pela Globo em 2015. E o levantamento do blog nem levou em conta as partidas da Libertadores com Corinthians e São Paulo na tela.

É uma reclamação recorrente da torcida palmeirense que a televisão aberta passa poucos compromissos da equipe. O argumento na emissora, nos bastidores, é de que a audiência cai em relação a são-paulinos e corintianos. A final da Copa do Brasil entre santistas e alviverdes, no entanto, foi recorde de público.

Fato é que a Globo transmitiu 23 jogos do Palmeiras na TV Aberta no ano. O Santos, outro cuja torcida reclama de poucas transmissões, teve 25 partidas. O Corinthians lidera com 40 jogos, e o São Paulo vem em seguida com 35.

Para chegar a esse número, foram considerados Brasileiro, Copa do Brasil e Paulista, incluindo não só transmissões para a capital paulista. Se fossem incluída a Libertadores, a diferença aumentaria já que a emissora passou quase todas as partidas corintianas. Neste caso, o time de Parque São Jorge teria o dobro dos jogos em TV Aberta em relação ao rival.

E os palmeirenses só não tiveram uma presença ainda inferior na TV Aberta porque chegaram às finais de Paulista e Copa do brasil. Por exemplo, 11 jogos do time foram transmitidos na Copa do Brasil, e seis no Paulista.

Em compensação, no Brasileiro, foram apenas seis jogos do Palmeiras na Globo. Considerados todos os 12 grandes do Nacional, os palmeirenses tiveram o menor número de partidas do Nacional da Série A na Globo. O alviverde só se compara ao Botafogo, na Série B, que também teve seis jogos transmitidos.

No ano de 2014, em levantamento do blog com critérios diferentes que incluiu a Libertadores, o Palmeiras já aparecia entre os últimos em jogos transmitidos na tv aberta, à frente apenas do Grêmio. No geral, consideradas todas as competições, o Corinthians voltou a liderar o ranking de partidas no Brasil, superando o Flamengo. Isso se explica porque os corintianos estavam na Libertadores, e os rubro-negros não, além da melhor campanha no Brasileiro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.