Topo

Rodrigo Mattos

Primeira Liga volta à CBF, mas se prepara para briga se punirem Fla e Flu

rodrigomattos

21/01/2016 05h00

A diretoria da Primeira Liga vai ter mais uma reunião com a CBF, nesta quinta-feira, na tentativa de um acordo em relação à realização do seu campeonato. Mas, ao mesmo tempo, os clubes já discutiram medidas duras caso a entidade apoie a posição da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) de punir a dupla Fla-Flu. A confederação estuda se atenderá demandas da federação.

A briga se intensificou com um documento da Ferj à CBF, nesta segunda-feira, em que exigiu a proibição de os dois times atuarem na Liga, e estabelece uma intervenção no campeonato para 2017. Na terça-feira, os clubes da Liga reagiram confirmando o torneio e se mostrando solidários à dupla Fla-Flu.

Neste encontro, chegou a se discutir medidas mais duras em caso de punição aos times cariocas. Houve dirigentes que defenderam boicote dos clubes ao Brasileiro. Mas a ideia está longe de ser consenso. Questionados pelo blog, os presidentes de Grêmio e Flamengo disseram que o confronto não deve chegar a este ponto.

De qualquer maneira, estudam-se outras atitudes contra a CBF caso esta opte pelo apoio à Ferj e pelo confronto com a Primeira Liga. O grupo tem a força de 15 clubes, sendo 11 deles participantes parte da Série A do Brasileiro: Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Flamengo, Fluminense, Atlético-PR, Coritiba, Chapecoense e Figueirense. E se apóia na Lei Pelé que permite a realização de campeonatos por ligas.

O desenrolar do confronto pode depender do que o secretário-geral da confederação, Walter Feldman, dirá nesta quinta para o presidente da Liga, Gilvan Pinho Tavares, que confirmou o novo encontrou na entidade. Feldman afirmou que a liga não foi oficializada por "absoluta impossibilidade". E disse que o departamento jurídico analisará o pedido da Ferj de proibir os clubes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.