Topo

Rodrigo Mattos

Para 2017, Primeira Liga quer redução de Estaduais e o dobro de datas

rodrigomattos

30/01/2016 05h00

Após a autorização da CBF para 2016, a Primeira Liga discute seus próximos passos e os planos para 2017. Em reunião nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, os clubes fizeram um esboço que prevê dez datas para o torneio no próximo ano com a redução da participação dos grandes nos Estaduais. Essa ideia deve ser levada à CBF em reunião após o carnaval.

"Queremos uma discussão mais ampla sobre calendário. Queremos discutir uma fórmula para os Estaduais. Entendemos que precisamos de dez datas para 2017. O Estadual pode até aumentar, mas diminuiria a participação dos grandes", contou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr. Em 2016, serão apenas cinco datas.

Isso passaria por uma discussão com as federações, a Gaúcha já aceitou sentar para conversar, segundo o dirigente. Haveria negociações a serem feitas no Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A Federação Mineira já tem um Estadual com 15 datas, a maior resistência, de novo, pode ser no Carioca.

Consultada, a CBF disse que todas as propostas devem ser debatidas em conjunto. "Teremos uma reunião até o final de fevereiro com clubes e federações para discutir o torneio para 2017. Não há nenhuma proposta ainda", contou o secretário-geral da confederação, Walter Feldman.

Outra questão é sobre quem será o responsável por organizar o torneio. Na sua resolução de diretoria em "autorizou" a Primeira Liga, a CBF disse que realizaria o campeonato em 2017. "Seria como a Liga do Nordeste", definiu Feldman.

Só que os clubes ainda não concordaram com essa medida. "Não temos nada a respeito disso ainda. Será uma negociação que ainda será feita", afirmou Bolzan. Em nota oficial, na sexta, a Liga agradeceu diversas entidades e não mencionou a CBF. Internamente, está longe de ser considerado certo que a entidade vai controlar o campeonato.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.