Topo

Rodrigo Mattos

Defesa de Neymar às acusações tem contradições e apelo à emoção

rodrigomattos

01/02/2016 15h42

Atacado por procuradores do Brasil e da Espanha e ex-parceiros na Justiça, Neymar e seu pai tentaram se defender em entrevista à TV Globo porque entendem que a acusação "já passou dos limites". O problema é que o discurso deles tem contradições, ou carece de explicações fundamentais. No final, limitam-se a um apelo emocional para não afetar a cabeça do craque.

O Ministério Público Federal acusou o jogador e seu pai de sonegação fiscal e adulteração de documentos em denúncia cujos detalhes foram publicados pela "Veja". O processo envolve uma cobrança de quase R$ 200 milhões, e trata da polêmica transferência do Santos para o Barcelona.

Logo no início, a repórter da Globo pergunta sobre as acusações de que as empresas Neymar Sport, N&N Consultoria Esportiva e N&N Administração de Bens teriam sido criadas para evitar pagar impostos sobre os salários do jogador. "Ai você vê o tamanho do absurdo. As empresas foram criadas em 2006. Em 2006, o Neymar tinha 14 anos de idade. Não poderia ter vínculo empregatício e não poderia ter empresa nenhuma. Eu era o pai dele", diz Neymar pai.

Bem, a Neymar Sports foi criada, de fato, em 2006 para receber os direitos de imagem do jogador, uma parte justificável porque ganha com publicidade dele. Se o boa parte do seus recursos vem das propagandas, é possível que se justifique o recebimento como pessoa jurídica.

Mas N&N Administração surgiu apenas 2012, quando o atleta já eram maior, e ainda assim tem como sócios seus pais. E a N & N Consultoria foi instituída em 18 de outubro de 2011. Apenas nove dias depois a empresa assinava contrato com o jogador para poder negociar suas futuras transferências. Em menos de um mês, em 15 de novembro, o jogador assina pré-contrato com o Barcelona. A empresa, por sua vez, fecha um documento pelo qual receberia 40 milhões de euros do clube europeu, e ganha um quarto disso já em dezembrode 2011.

Em seguida, questionado sobre o valor dessa transferência, Neymar pai foge do assunto: "Foi Santos e Barcelona. Pergunte a Santos e Barcelona." Ora, sua empresa recebeu 40 milhões de euros em indenização pela transferência, claro, porque tinha os direitos sobre o jogador a partir de 2014. À Justiça, Neymar pai disse que o Santos sequer sabia da negociação. Afirmar que não sabe nada sobre o real valor da transferência é tratar a todos como tolos.

Neymar pai ainda nega ter adulterado documentos, o que gerou a acusação de falsidade ideológica. Sua prática de criar empresas pouco antes ou durante seus negócios gera essa suspeita que ainda precisa ser investigada. Um indício é que suas empresas surgem e logo depois já ganham milhões.

"Tenho direito de abrir quantas empresas eu quiser, Hoje, temos mais de 170 funcionários em CLT. Agora, se eu puder fazer planejamento tributário, é problema meu", argumentou o pai do jogador. De fato, ele tem direito de criar a empresa que quiser, assim como a Receita tem a prerrogativa de investigar se o seu planejamento tributário é legal.

É bem possível que existam o dinheiro de Neymar tenha seguido os meios legais, mas até agora as explicações são pouco convincentes. O que se percebe é mais apelo emocional do jogador. "Meu pai faz tudo só para eu jogar bola. A cada momento que você vê a pessoa que você ama, sofrendo, só falando disso o dia inteiro, e falam coisas que ele não é", disse o atleta barcelonista, afirmando que dói quando atinge a família.

A questão é que até agora os problemas judiciais do jogador são todos resultados das suspeitas bem fundamentadas sobre as operações do seu pai. Não adianta ser craque para afastar o imbróglio: é preciso, como todo cidadão, provar de fato que as suspeitas são só supeitas. Até agora isso não ocorreu.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.