Topo

Rodrigo Mattos

Liga Sul-Americana tem disputa com Conmebol por contratos da Libertadores

rodrigomattos

04/02/2016 05h00

A Liga Sul-Americana de clubes iniciou uma verdadeira queda-de-braço com a Conmebol pelo acesso aos contratos da Libertadores. Esse foi o tópico mais importante da reunião de quarta-feira que teve a participação de 38 times, incluindo oito deles brasileiros. Não se descarta um rompimento se a confederação não atender as demandas dos times.

A liga tem sido conduzida pelos argentinos Boca Juniors, River Plate e Peñarol. Pela primeira vez, estiveram presentes Atlético-MG, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional no encontro em Buenos Aires. Há a tendência que o Cruzeiro também seja chamado.

Na reunião, os clubes argentinos mostraram que já pediram à Conmebol acesso a todos os contratos de televisão e de patrocínio da Libertadores. Querem saber quanto percentualmente é destinado para suas cotas e quanto fica com a confederação.

Mas, a princípio, a Conmebol negou acesso direto dos clubes aos contratos. A intenção da entidade é expor os documentos e os números para as associações nacionais como a CBF. Seriam elas as responsáveis por detalhar os valores aos clubes.

Só que os presidentes dessas associações são justamente os suspeitos de levar propinas pelos contratos da Libertadores. É o caso dos ex-presidentes da CBF José Maria Marine e Marco Polo Del Nero.

Por isso, os clubes não aceitam uma intermediação das associações. Seu objetivo é que uma comissão de clubes tenha acesso direto aos contratos para fazer uma auditoria. Se não forem atendidos, o discurso atual de não romper com a confederação continental pode mudar. O presidente do River, Rodolfo D'Onofrio, deixou claro ao final do encontro que os clubes querem continuar na Libertadores, mas o "mundo está mudando".

Neste cenário, é importante ter a participação dos clubes brasileiros. O estatuto da Liga será preparado e apresentado na próxima reunião em Porto Alegre em março. Aí, os times nacionais poderão estudar sua adesão. Por enquanto, mostraram-se bem favoráveis às demandas da Liga, isto é, devem se juntar ao movimento.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.