Topo

Rodrigo Mattos

DIS junta provas para desmentir depoimento de Neymar

rodrigomattos

05/02/2016 05h00

O depoimento de Neymar à Justiça Espanhola causou revolta no grupo DIS (fundo do Sonda) que processa o jogador. Questionam afirmações de que não conhecia o dono do fundo Delcir Sonda e de que não tinha participação nenhuma nas negociações, deixando tudo com o pai. Executivos do fundo, agora, juntam provas como documentos e vídeos para desmentir essas declarações se for necessário.

Foi o DIS, que era dono de 40% sobre os direitos do atleta, quem deu início ao processo contra Neymar na Espanha alegando ter sido enganado na negociação do Santos para o Barcelona. Há uma queixa-crime por corrupção e uma cobrança de € 35 milhões.

Pois bem, segundo a versão do DIS, Neymar afirmou não conhecer os donos do grupo à Justiça da Espanha. Em Madrid, Delcir deu uma entrevista se dizendo "apunhalado pelas costas" pelo jogador.  Executivos do fundo dizem ter provas para desmentir o jogador.

Entre elas, está um vídeo, do meio de junho de 2011, em que Neymar aparece negociando seu futuro com membros do DIS. Fala-se de Real Madrid e de outros clubes. Logo depois, no final daquele ano, seu pai assinou contrato com o Barcelona.

Essa é outra contradição apontada pelo fundo. O advogado de Neymar, Gustavo Xisto, deu uma entrevista à "Rádio Jovem Pan" dizendo que o jogador não sabia do negócio do seu pai com o Barcelona em 2011. "O Neymar não tinha conhecimento do contrato firmado em 2011 com o Barcelona. Por incrível que pareça, ele não tinha a mínima noção em 2011 que poderia ir para o Barcelona."

Só que um documento da disputa judicial na Justiça Brasileira entre Receita Federal e Neymar indica o contrário: ele foi parte no acordo com o Barcelona no final de novembro de 2011. E quem informa isso são os próprios advogados do jogador. Em resposta ao fisco, a defesa do atleta deixa claro que o Neymar participou da negociação. Veja abaixo em documento que o blog publicou em 2014.

Em resposta à Receita, N & N informa que assinou contrato com o Barcelona em 15 de novembro, mesma data de Neymar. Ou seja, havia, sim, pré-contrato entre o jogador e o clube.

Em resposta à Receita, N & N informa que assinou contrato com o Barcelona em 15 de novembro, mesma data de Neymar. Ou seja, havia pré-contrato entre o jogador e o clube.

Fora as provas documentais e de vídeo, o DIS ainda aponta outros indícios para provar a sua relação com Neymar. Delcir teria comprado carro, som e até pago o cabeleireiro da mãe de Neymar no início de sua carreira.

Para executivos do Sonda, o depoimento do jogador tem tantas contradições que deve prejudicá-lo no processo. O blog tentou contato com os advogados de Neymar, sem sucesso.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.