Topo

Rodrigo Mattos

Filha de presidente da Ferj atua como advogada da CBF em disputa por contas

rodrigomattos

09/03/2016 06h00

Ferj2
A CBF incluiu a filha do presidente da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Rubens Lopes, como uma das suas advogadas de defesa na disputa judicial com a Federação Catarinense para a aprovação das contas da entidade. Luciana Lopes da Costa atua no meio desportivo, tendo defendido Vasco e a própria Ferj.

O texto do código de ética da confederação, em discussão na entidade, veta a contratação de parentes de membros do conselho da entidade, como é o caso de Rubinho). Essa proibição está em capítulo sobre "princípios gerais de ética relacionados a vantagens indevidas" que trata sobre conflito de interesse.

No artigo 9, está escrito: "Contratar parentes como seus funcionários, em qualquer modalidade. Essa restrição se aplica também a quaisquer indivíduos com relações de parentesco de segundo grau com outros gestores e executivos da CBF e seus conselhos e comissões. No caso de contratação de parentes de patrocinadores, franqueados, investidores da CBF ou de outros órgãos gestores e normativos do futebol, mesmo que sempre fortemente desaconselhada, é permitida desde que exista aprovação institucional da CBF e, sem exceção, da parte externa potencialmente afetada pelo conflito de interesse."

O código não está válido ainda, mas é uma indicação do que a confederação entende não ser um procedimento permitido no futuro. E foi Rubens Lopes quem presidiu a assembleia da CBF para a aprovação de contas, e tentou convencer Delfim Peixoto (presidente da Federação Catarinense de Futebol) de que não deveria insistir na ação na segunda-feira.

Na terça-feira, sua filha participa do agravo para tentar derrubar a liminar da Federação Catarinense no Tribunal de Justiça do Rio. Não havia decisão até o final da tarde de terça-feira.

O blog ligou para o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, e para a advogada Luciana Lopes da Costa, mas nenhum dos dois atendeu aos telefonemas. A assessoria da confederação apenas informou que ela não assinava o agravo, mas não soube dizer qual a natureza da sua relação com a entidade.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.