Topo

Rodrigo Mattos

Paulista consagra Santos e ao mesmo tempo destrói seu Brasileiro

rodrigomattos

09/05/2016 06h00

O Paulista tornou-se domínio do Santos na última década: foram seis títulos em dez anos. Mas o clube não tem repetido o sucesso nos Brasileiros, e isso tem relação com o desmonte de seus times pela CBF e por janelas de transferência. De novo, isso se repetirá em 2016.

Campeão no Paulista, o Santos poderia ser um candidato ao título nacional deste ano se encorpasse seu elenco e pudesse ter todos seus jogadores. Já tinha um time montado de 2015 que chegou a arrancar no campeonato, embora tenha travado por falta de opções.

Mas a convocação de Dunga para a seleção na Copa América tirará seus três principais jogadores, Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabriel, de nove jogos do Nacional. Pior, Gabriel ainda pode perder um turno inteiro contando a Olimpíada.

Ora, não dá para acreditar que o clube da Baixada Santista, em dificuldade financeira, consiga repor esses atletas no padrão dos que estarão fora. O cenário mais provável é que perca atletas na janela – faz sentido vender se só pode usá-los de forma restrita. Dificilmente, portanto, será possível brigar pelo título nacional.

E por que a CBF desfalca o Santos? O absurdo calendário da confederação impõe um excesso de jogos que impede que as competições parem para partidas da seleção. E onde há jogos sobrando no calendário? São os campeonatos estaduais inchados que impossibilitam qualquer mexida no cronograma de partidas.

São os 19 jogos acumulados por incluir times muitas vezes inexpressivos – exceções honrosas feitas a equipes como o Audax – que fazem os grandes brasileiros atuarem mais de 70 vezes por temporada. Não há caso similar na Europa, onde se para campeonatos para Euros e eliminatórias. Sim, o Brasil é diferente de países europeus, mas certas medidas são lógicas em qualquer contexto.

O caso deste ano não é uma raridade para o Santos. Pense em 2011, quando Neymar e Ganso estavam no auge, o time ganhou a Libertadores, mas capengou no Brasileiro. Pois seus dois principais jogadores foram para a Copa América e desfalcaram o time na maior parte do Brasileiro. Impossível ganhar sem eles.

Ironia do destino: o Paulista que tem consagrado o Santos é o mesmo que, indiretamente, o impede de brilhar em campeonatos mais importantes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.