Topo

Rodrigo Mattos

Clubes brasileiros irritam-se e abandonam reunião de liga sul-americana

rodrigomattos

19/05/2016 17h13

A reunião da Liga Sul-Americana de clubes, realizada no Paraguai, terminou com praticamente um rompimento entre os clubes brasileiros e o restante do continente. Os cartolas de times ficaram irritados porque suas propostas para o estatuto foram rejeitadas e se retiraram no meio da reunião. Agora, farão uma encontro próprio para decidir se abandonam de vez a liga, o que é a tendência.

Desde o início do ano, times do continente fortes – como Boca Juniors, River Plate, Peñarol – formaram um grupo para questionar a Conmebol em relação aos contratos da Libertadores. Seu objetivo era obter os documentos e com isso cobrar pelo aumento de suas receitas na competição.

Os clubes brasileiros foram chamados em seguida para integrar a organização: Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco; Inter e Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro. O primeiro encontro foi cordial, mas depois o entendimento desandou.

Em uma reunião em São Paulo, houve um atrito entre os times nacionais e os estrangeiros. Isso porque os clubes brasileiro exigiram que o estatuto desse privilégios a eles e aos argentinos. Ou seja, teriam maior participação na diretoria e no conselho de negociação com a Conmebol.Houve desconforto entre times dos outros países que viram arrogância dos brasileiros.

A questão ficou para ser decidida em Luque, no Paraguai. Pois bem, no encontro, a maioria dos times do continente rejeitou todas as propostas dos brasileiros para aumentar sua representação e poder na liga sul-americana. Irritados, os cartolas brasileiros simplesmente se levantaram e se retiraram da sala no meio da reunião.

A atitude torna improvável qualquer novo encontro entre os times do restante do continente e os do Brasil. Mas os clubes nacionais ainda vão realizar uma reunião para decidir o caso. Estão discutindo a questão já durante esta quinta-feira. É possível que mantenha-se o grupo de 12 times e negociem com a Conmebol em separado.

No final das contas, a briga por poder dentro da Liga Sul-Americana é uma disputa por dinheiro. O objetivo dos clubes nacionais ao buscar mais poder na entidade é forçar, no futuro, por cotas maiores na Libertadores, visto que o Brasil gera mais dinheiro para a competição do que os outros.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.