Topo

Rodrigo Mattos

CPI do Futebol usará queda de Jucá para pressionar por relatório contra CBF

rodrigomattos

23/05/2016 18h05

Membros da CPI do Futebol do senador Romário (PSB-RJ) avaliam que a queda de Romero Jucá do ministério do Planejamento poderá ser usada para pressionar para reviver as investigações em torno da CBF. Foi justamente Jucá, como senador e relator da comissão, quem praticamente a enterrou ao fazer um relatório sem nenhuma acusação contra dirigentes da confederação: só fazia propostas ao futebol.

Os senadores Romário e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pretendem pressionar o presidente do Senado, Renan Calheiros, para recuar da decisão de anular depoimentos de Marco Polo Del Nero e outros dirigentes na CPI. A estratégia estudada é questionar Calheiros se ele está junto com Jucá na empreitada de engavetar a comissão sem acusações contra a CBF.

A partir daí, a segunda ideia seria aprovar um relatório alternativo ao de Jucá na comissão. Esse documento já está sendo elaborado com os dados apurados pela CPI. Entre eles, estão indícios de que a CBF fez caixa dois em campanha eleitoral, atuou para interferir no STJD, e relações de negócios suspeitos de seus dirigentes com parceiros da entidade como Wagner Abrahão, dono do Grupo Águia. As movimentações financeiros de Del Nero são outro dado relevante.

O problema do relatório alternativo é que a comissão tem maioria de senadores ligados a Jucá. Assim, se houver uma votação, certamente o grupo de Romário perderá e só poderá encaminhar o seu documento informalmente ao Ministério Público Federal. Com a queda de Jucá, a avaliação é de que há uma chance de reverter isso com pressão de opinião pública. A diretoria da CBF ficou satisfeita com o relatório de Jucá que considerou "consistente".

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.