Topo

Rodrigo Mattos

Dupla Gre-Nal tem liderança inédita no Brasileiro de pontos corridos

rodrigomattos

30/05/2016 06h00

A dupla Gre-Nal terminou uma rodada nas duas primeiras posições no Brasileiro pela primeira vez na história dos pontos corridos após os resultados deste final de semana. É o que aponta levantamento do blog nas últimas 13 edições.

O Rio Grande do Sul era o único Estado entre os quatro mais fortes do país no futebol (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são os outros três) que nunca dominara as duas primeiras posições no Nacional com a fórmula de todos contra todos. Também é o único que nunca o venceu na era de pontos corridos.

Ao final da 4a rodada, o Grêmio tornou-se líder com 10 pontos, mesma pontuação do segundo colocado Internacional. Ambos venceram seus jogos no final de semana: os gremistas derrotaram o Coritiba, e os colorados, o Santos.

Em 13 anos de Brasileiros de pontos corridos, os paulistas já ficaram nas duas primeiras posições do Nacional por diversas vezes, com larga vantagem sobre outros Estados. Houve algumas rodadas em que Atlético-MG e Cruzeiro estiveram juntos no topo da tabela. Isso também já ocorreu com duplas de equipes cariocas. Em relação aos títulos, os times de São Paulo ganharam sete, os cariocas, três, e os mineiros, três.

Já os gaúchos têm feito campanhas que os levam no máximo à vice-campeonato ao final dos pontos corridos. O mais perto que chegaram do domínio conjunto foi em 2006 quando, por três rodadas, estiveram na 2a e 3a posições.

Por fim, foi em 2008 a última vez que o Grêmio se tornou líder do Brasileiro, na 32a rodada. Depois, perdeu a posição para o São Paulo que se tornou campeão. Em 2016, o tricolor gaúcho sai na frente graças à base e ao treinador mantidos do ano passado, em campanha que deixou na 3a posição.

Resta saber se o Grêmio e Inter terão fôlego para acabar com a escrita de não ganharem nos pontos corridos. Até porque é só um início de um campeonato ainda mais equilibrado do que em anos anteriores.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.