Topo

Rodrigo Mattos

Primeira Liga propõe à CBF reduzir Estaduais a 12 datas. CBF vai analisar

rodrigomattos

02/06/2016 14h36

A Primeira Liga propôs à CBF a redução da participação dos times grandes nos Estaduais a 12 datas, com sete disponíveis para a Primeira Liga. A diretoria da confederação ficou de estudar o Estatuto do Torcedor e consultar federações para ver a viabilidade. A discussão ocorreu em reunião entre o presidente da liga, Gilvan Pinho Tavares, e o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Pela proposta, a Primeira Liga começaria em janeiro, durante o período de pré-temporada, e terminaria no máximo no início de março. Assim, não atrapalharia as finais de Estaduais. Somados, os dois teriam 19 datas, o mesmo número dos Estaduais. O Paulista teria 18 datas.

"A CBF recebeu muito bem. Estão vendo a viabilidade pela legislação. A pré-temporada não é um empecilho. Seriam poucos jogos e os técnicos gostam de ter uma partida ou outra", analisou Gilvan.

A problema é que o Estatuto do Torcedor impede a mudança de fórmula de campeonato em todas as temporadas: têm que ser mantido por dois anos. O Estadual do Rio, por exemplo, não poderia mudar de fórmula e ocupa 19 datas atualmente. A ideia seria que Flamengo e Fluminense só participassem de 12 datas.

É a partir desse estudo que a CBF incluirá ou não a Primeira Liga no calendário. "Achamos que só de incluir vai valorizar", concluiu Gilvan. Com sete datas, seriam quatro grupos de quatro, com cada um classificando dois para as quartas-de-final. Assim, seriam dois jogos na final.

A entrada de mais um time carioca para 2017, que foi discutida na Liga, deve ser adiada. Isso porque Botafogo e Vasco não mostraram interesse no momento.  O presidente vascaíno, Eurico Miranda, que estava na CBF, afirmou: "Não conheço a Primeira Liga."

Gilvan, no entanto, disse ter conversado com Eurico e que ele entendeu a sua ideia para a liga, e pode rever sua posição no futuro.

"Ele acabou entendo. O que ele não queria é que o Vasco fosse desconsiderado. É uma questão de ranço com clube, com o rival local. O que o Eurico diz é que jogadores não devem atuar mais do que hoje", completou Gilvan. Sem o Vasco e Botafogo, o Juventude deve completar a Primeira Liga. A CBF ainda não se posicionou sobre o assunto.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.