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Rodrigo Mattos

Globo faz propaganda de graça da CBF em placas do Brasileiro

rodrigomattos

05/06/2016 06h00

No jogo Corinthians x Grêmio, placa CBF Social (ao fundo) é exibida ao redor do campo (Crédito: Ricardo Nogueira/Folhapress)

No jogo Corinthians x Grêmio, placa CBF Social (ao fundo, em azul escuro) é exibida ao redor do campo (Crédito: Ricardo Nogueira/Folhapress)

A Globo cedeu espaço para a CBF fazer propaganda de graça em placas estáticas do Brasileiro. Os direitos sobre essas placas pertencem a emissora que os comercializa com empresas. Os clubes da Série A ficam com uma parte do dinheiro.

Ao lado da trave dos campos no Nacional, há as placas com a inscrição: "CBF Social".  Há ainda outras placas promovendo programas ou projetos da Globo em volta do campo.

Perguntada pelo blog se a CBF pagava pela propaganda, a Globo informou que "comercializa os espaços, bem como também usa as placas para divulgação de seus produtos ou parceiros, como o caso da CBF'. A confederação não quis responder às questões sobre o tema.

Ressalte-se que, apesar de organizadora do Brasileiro, a confederação não tem nenhum direito comercial sobre a competição. O blog mostrou que a maioria das mudanças na tabela do Nacional são feitas pela CBF a pedido da Globo como parte de uma negociação.

Pela apuração do blog, a Globo cede os espaços publicitários porque não conseguiu revendê-los no mercado, ou não abriria mão da renda. Assim, se não há comprador, ela utiliza as placas para propaganda institucional.

O contrato das placas de publicidade do Brasileiro entre Globo e clubes preveem valores pequenos para as equipes. Um time grande ganha entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões com esse item.

Em meio à negociação de renovação dos contratos do Nacionais, os clubes conseguiram ficar com os direitos sobre as placas a partir de 2019. Assim, serão eles os responsáveis por revender esses direitos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.