Topo

Rodrigo Mattos

Código de ética da CBF terá pena para jogadores por atos fora de campo

rodrigomattos

10/06/2016 06h00

O novo Código de Ética da CBF vai prever punições para atitudes polêmicas de jogadores fora de campo. Condenações criminais, apologia a drogas ou ao uso de armas poderão ser punidos. A informação é do presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Caio Rocha, que coordenou o grupo de trabalho para redação do documento.

O novo código de ética da confederação já foi escrito, mas seu teor ainda não está disponível. Isso porque a CBF trabalha para a inclusão de algumas emendas que foram feitas nas últimas reuniões do grupo.

"Condutas como apologia do uso de drogas, e armas. Se tiver uma condenação criminal é passível de punição", contou Rocha. "O Comitê de Ética será responsável por julgamentos de fatos fora de campo, enquanto o STJD fica com fatos disciplinares no campo."

Questionado se seria uma espécie de cláusula para punições como o caso do goleiro Bruno, condenado por assassinato, Rocha confirmou que é esse o objetivo. Lembrou ainda casos como da NFL (Liga de Futebol Norte-Americana), onde jogadores são punidos por atos fora das competições. Outras condutas como fotos do ex-atacante Adriano com armas também poderiam ser incluídas no processo.

Será o comitê de Ética que investigará essas condutas e pedirá uma punição para os atletas. Uma câmara superior vai julgar os atletas. As penas irão de advertências à suspensão. Dirigentes, técnicos e outros participantes do futebol também estarão submetidos ao código de ética. Cartolas terão normas específicas, ainda não divulgadas.

O código, no entanto, não pegará casos antigos como da investigação em torno do presidente da confederação, Marco Polo Del Nero, nos EUA. Ele e o ex-presidentes José Maria Marin e Ricardo Teixeira são acusados de levar propinas por contratos da CBF. A alegação da confederação é de que o código não se aplica a casos antigos, anteriores a sua entrada em vigor.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.