Topo

Rodrigo Mattos

Liga 'abre porta' ao Corinthians após briga com CBF, mas vê adesão difícil

rodrigomattos

17/06/2016 06h00

Após o Corinthians anunciar rompimento com a CBF, a Primeira Liga indicou estar de portas abertas para receber a agremiação alvinegra. Anteriormente, o clube paulista tinha recusado um convite de integrar a nova entidade. A liga gostaria de ter a adesão corintiana mesmo que não pudesse jogar o torneio, mas não vê muita chance de isso acontecer hoje.

Quando descobriu que perderia Tite para a confederação, o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, ficou irritado com o presidente da associação, Marco Polo Del Nero, e afirmou que haveria uma ruptura. Falou em fazer o melhor para o futebol mesmo que fosse uma liga. Antes, rejeitou a Primeira Liga em depoimento na Câmara e sempre apoiou a diretoria da CBF em eleições.

Enquanto isso, 15 clubes da liga brigaram com a CBF no início do ano para realizar a Primeira Liga. Depois, a liga adotou posição mais conciliadora com a confederação. Mas já declarou que seu objetivo final é organizar o Brasileiro.

"As portas da liga estão amplamente abertas ao Corinthians e seria um privilégio para a Primeira Liga e para o futuro do futebol brasileiro contar com a adesão do clube ao movimento", afirmou o diretor jurídico da Primeira Liga, Eduardo Carlezzo.

Quem tinha feito o convite para o Corinthians integrar a liga anteriormente foi o presidente da entidade, Gilvan Pinho Tavares. Sua intenção era atrair os times paulistas para fortalecer o objetivo de organizar o Nacional. Nenhum topou. E agora dirigentes da liga também não veem grandes chances de isso mudar.

"Os times paulista têm o campeonato Estadual forte. Acharia muito difícil terem datas para jogar", analisou  o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Ele se mostrou cauteloso sobre a união política com o clube alvinegro, embora diga ter boa relação com este. "Essas coisas é bom esperar. Foi uma coisa pontual (briga por Tite). Vamos ver como ficar depois. E não quero me meter na briga dos outros."

Mesma posição do presidente gremista, Romildo Bolzan Jr, outro articulador da liga, que afirmou não querer se envolver na situação corintiana.

No momento, a Liga conta com 15 clubes, sendo 11 da Série A do Brasileiro, entre eles, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense. Houve um confronto com a CBF no início do ano para realizar o campeonato, mas depois disso ocorreu uma aproximação entre Bandeira de Mello, e a CBF. Ele foi com delegação brasileira para a Copa América dos EUA.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.