Topo

Rodrigo Mattos

Desafeto de Dunga, Thiago Silva agrada Tite e deve retornar à seleção

rodrigomattos

21/06/2016 06h00

Com Pedro Ivo Almeida

Defenestrado pelo ex-técnico Dunga, o zagueiro Thiago Silva é um nome que tem alta cotação com o novo treinador da seleção brasileira, Tite. O jogador já foi até informado pela CBF que os problemas no time brasileiro ficaram no passado. Por isso, há a tendência que ele volte ao time nacional.

Dunga teve diversos problemas com Thiago Silva. Primeiro, foi a sua declaração de que ficara incomodado com a perda da tarja de capitão para Neymar. Depois, falhas na Copa América. Seu choro no Mundial-2014 também foi usado contra ele. O ex-técnico deixava claro que levava em conta atitudes em sua convocação.

Pois bem, Tite não considera o choro um sinal de fraqueza como o antecessor. Entende a reação emocional de jogadores. O próprio treinador se emocionou na despedida do Corinthians e ao chegar à seleção. Esteve para chorar por algumas vezes e sua perna tremeu.

Tecnicamente, o novo treinador da seleção gosta muito de Thiago Silva. Considera que é um jogador que tem o que contribuir à seleção. Isso não significa, claro, que sua convocação é obrigatória.

Mas, logo após a saída de Dunga, o zagueiro do Paris Saint-Germain entrou na lista para a seleção olímpica. Thiago Silva já foi informado por diretores da CBF que os problemas são coisas da comissão técnica anterior, que não há nenhuma resistência a seu nome na entidade.

Ainda é incerta, no entanto, a presença do zagueiro no grupo olímpico. Só três atletas acima de 23 anos poderão ser incluídos, e um deles é Neymar. Na seleção principal, a tendência é seu retorno já que agrada o novo técnico, não tem mais resistências na CBF e se mantém como um dos melhores do mundo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.