Topo

Rodrigo Mattos

Lista de goleiros da seleção olímpica tem novatos e disputa Prass x Grohe

rodrigomattos

26/06/2016 06h00

A definição do goleiro da seleção olímpica tornou-se um problema por conta da falta de liberação de jogadores e por haver jovens imaturos na lista. Por isso, a tendência é que a posição fique entre Fernando Prass, do Palmeiras, e Marcelo Grohe, do Grêmio.  Assim, o técnico Rogerio Micale teria de queimar uma vaga de um jogador acima de 23 anos.

O blog apurou que há seis goleiros na lista. Entre eles, estão Fernando Prass e Marcelo Grohe, ambos com idade superior ao limite. Entre os mais jovens, estão Ederson (Benfica), Uilson (Atlético-MG), Jean (Bahia) e um goleiro do Fluminense. Embora o blog não tenha confirmado o nome do tricolor, deve se tratar de Marcos Felipe, que têm idade olímpica e passagens por seleções de base.

O problema é que Ederson, maior aposta da comissão técnica, não será liberado pelo Benfica. A informação é de que sua participação no time olímpico já está descartada. O mesmo ocorreu com Alisson, goleiro da seleção principal, que era cotado para os Jogos quando Dunga era o técnico. A Roma não vai libera-lo.

Com isso, restam os dois experientes que jogam no Brasil, e os três jovens. Desses três mais novatos, Uilson tem um número maior de jogos como profissional, e Jean foi goleiro da seleção sub-20. Nenhum deles, no entanto, tem rodagem grande em times principais. Em resumo, crescem as chances de Micale ter de optar entre Prass e Grohe.

A negociação das liberações gera grande preocupação na comissão técnica da seleção olímpica, e foi discutida durante a semana na CBF. Já é certo que William também não será liberado pelo Chelsea, e o mesmo deve ocorrer com Miranda na Inter de Milão. Há uma dúvida sobre Thiago Silva em relação ao PSG, já que foi incluído na lista posteriormente.

Por enquanto, os nomes que já têm aval de seus clubes são Neymar e Douglas Costa. A presença do último na lista vai depender da decisão da comissão técnica sobre os jogadores acima de 23 anos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.